
Género: J-RPG
Produtora: Squaresoft
Editora: Squaresoft
Versões: PS1, PSN, PC
Crítica Curta: Se gostam de RPGs e ainda não o jogaram... estão à espera do quê?
Critica Comprida:
Ena, primeira review e é logo um dos meus preferidos! E agora vocês devem estar a pensar “Mas ó Andros, o que é que tu podes dizer sobre o Final Fantasy VII que não tenha já sido dito milhentas de vezes?” Para dizer a verdade… não muito, mas acho que sempre é uma boa oportunidade de relembrarmo-nos deste clássico que foi em grande parte o responsável pelo destaque dos RPGs no mundo ocidental, assim como um marco em qualidade cinematográfica para os jogos em geral.
Após o sucesso de Final Fantasy VI na SNES (sucesso apenas vivido no Japão e nos EUA infelizmente) a equipa da Square começa a trabalhar na próxima fantasia com o intento de a tornar a primeira a utilizar gráficos e cutscenes em 3D, conteúdo que era impossível caber num cartucho de Nintendo 64. Isto obrigou os criadores a virarem-se para a Playstation, que utilizava cds, meio mais barato e com possibilidade de conter muito mais que um simples cartucho.
Com uma equipa com mais de 100 profissionais e um orçamento de 45 milhões de dólares, mais a Sony a lançar campanhas publicitárias que custaram à volta de 100 milhões de dólares, podemos ver como este jogo queria que lhe prestassem atenção. Com um conceito diferente dos anteriores jogos da série e toda uma nova dimensão em termos de gráficos e qualidade sonora, Final Fantasy VII tornara-se um dos jogos mais esperados da sua geração.
Após o sucesso de Final Fantasy VI na SNES (sucesso apenas vivido no Japão e nos EUA infelizmente) a equipa da Square começa a trabalhar na próxima fantasia com o intento de a tornar a primeira a utilizar gráficos e cutscenes em 3D, conteúdo que era impossível caber num cartucho de Nintendo 64. Isto obrigou os criadores a virarem-se para a Playstation, que utilizava cds, meio mais barato e com possibilidade de conter muito mais que um simples cartucho.
Com uma equipa com mais de 100 profissionais e um orçamento de 45 milhões de dólares, mais a Sony a lançar campanhas publicitárias que custaram à volta de 100 milhões de dólares, podemos ver como este jogo queria que lhe prestassem atenção. Com um conceito diferente dos anteriores jogos da série e toda uma nova dimensão em termos de gráficos e qualidade sonora, Final Fantasy VII tornara-se um dos jogos mais esperados da sua geração.
Mas afinal isto é sobre o quê? (História/Conceito)
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Epá, o que é aquilo? |
A história deste jogo está muito bem estruturada (ainda que algo confusa para quem não esteja com total atenção). As personagens são afáveis em geral e não dá a sensação que nenhuma esteja ali só pa encher chouriços… bem, talvez o Cait Sith mas até esse tem os seus momentos... Ah e não deixem que as sequelas mais recentes vos ponham a pensar que o Cloud é um herói deprimido (leia-se EMO) porque no jogo ele passa por várias metamorfoses de comportamento bastante compreensíveis. Garanto-vos, eu sou a primeira pessoa a criticar se o herói não for minimamente aceitável. Mesmo que uma das primeiras reviravoltas já tenha sido “spoilada” por tudo quanto é site e revista, a história ainda tem muito para vos surpreender e, muitas vezes, pequenos detalhes que vos possam ter escapado da primeira vez que acabam o jogo, voltam mais aparentes quando se o joga uma segunda vez. O enredo é um dos pontos fortes desta obra e está lá para ser aproveitado.
Mas então como se joga? (Gameplay e Longevidade)
Este jogo, mesmo sendo um inovador, não destoa assim tanto da norma dos RPGs japoneses. O jogador controla o herói Cloud enquanto explora os vários lugares da história. Numa cidade provavelmente haverá lojas para comprar armas e mantimentos e pessoas para avançarem o enredo. Fora destas estão os obstáculos naturais de todos os heróis de RPGs – montanhas, florestas e masmorras cheias de monstros para lhes darem experiência em batalha assim como os obrigatórios bosses que impedem o progresso da história.
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Muitos monstros com que lutar |
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Muita Materia para estudar |
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Bem Vindos ao vosso novo Pesadelo! |
Para além da história principal que só por si demora à volta de 50 horas para terminar, também existem bastantes sidequests para fazer. Sidequests que incluem: Criação de Chocobos; Mini-Jogos e torneios de combate no Gold Saucer; bosses secretos para serem derrubados bastante mais fortes que o último; procura e colecção de Materia, Limit Breaks e Armas; proteger o Forte Condor utilizando vários tipos de soldados e estratégia de posicionamento para derrotar as tropas inimigas; múltiplas opções de resposta por parte de Cloud que mudam ligeiramente o texto (mas que não têm importância para o enredo em geral); 2 dos 9 personagens são opcionais e, por isso, toda a história que estiver à volta deles também o é. Existem bastantes alternativas para entreter o jogador que queira ter uma super equipa e/ou algo mais de interessante para fazer depois de terminar o jogo.
E ainda tem bom aspecto? (Gráficos e Som)
Infelizmente esta seja talvez a característica mais fraca desta obra. Quando saiu em 1997, o CG, os gráficos poligonais em 3D, os fundos pré-renderizados, tudo isso era novidade e não havia muita comparação, o jogo foi bajulado por ter os melhores gráficos de sempre e banda sonora… mas comparados com os dias de hoje e com os Final Fantasy’s que lhe sucederam… não envelheceu muito bem… em termos de gráficos!

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I pity the fool who looks at my shoes! |
Mas se conseguirem ultrapassar facilmente os pontos negativos que acabei de ilustrar, e se gostam de RPGs, este é um jogo que vocês já deviam ter jogado há anos caso não o tenham feito… e caso o tenham feito talvez o queiram jogar outra vez, nem que seja um bocadinho só para se lembrarem de como este jogo influenciou a norma dos RPGs japoneses e fez com que a série Final Fantasy ficasse finalmente conhecida na Europa. Agora é só desejar com muita (muita!) força, que façam finalmente um Remake que já tarda.
Mas espera aí, que versão me recomendas? (Versões)

História/Conceito - 9.5
Gameplay - 9.0
Longevidade - 8.5
Gráficos - 7.5
Som - 8.0
Nota que daria na Altura de Saída: 9.5
(Espectacular! História, Cenários, Gameplay, Banda Sonora e ainda por cima vem em 3 CDs? Altamente!)
Nota Final: 8.5
(Modelos 3D das personagens datados e efeitos sonoros arcaicos custam-lhe 1 ponto... mesmo assim continua a ser um dos melhores RPGs de sempre! Altamente Recomendado!)
Parabéns!!
ReplyDeleteBoa review, nada melhor que começar em grande com final fantasy VII
Continuem o bom trabalho
8.5?!?!?!
ReplyDeleteEste jogo merece um 9.8 no minimo :D
Ainda hoje me cativa...
um 9.5 é uma nota excelente! Apesar de não ter sido eu a analisar acho que também daria essa nota ao FF VII. se este jogo tivesse os gráficos do 8 ou do 9 acho que era impossível não lhe dar o 9.8 ou até mesmo o 10.
ReplyDeletedepois de chrono trigger é um dos melhores rpgs que ja joguei....
ReplyDeleteE está na lista para ser analisado... vai estando atento ;)
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