Género: Futebol
Produtora: Konami
Editora: Konami
Enquanto a Electronic Arts andava ocupada com a série FIFA
para a Playstation, a sua rival japonesa, a Konami, estava calmamente a
organizar os seus recursos. O seu antecessor já tinha sido lançado há mais de
um ano e esse tinha recebido excelentes críticas por todo o mundo (menos pelo
Mike, que é parvo). Contudo ainda nessa altura aquele que era considerado o
melhor simulador futebolístico era World Cup '98.. bem, pelo menos até este
menino ter vindo ao mundo. No que diz respeito à gestão a Konami disparou um
rito de aviso à EA com o lançamento de ISS Pro ’98. World Cup '98 teve o mérito
de uma apresentação sem falhas e de uma sequência de introdução esplêndida, ISS
Pro '98 não lhe fica atrás nestes pormenores. Ponham o jogo a correr e, antes
de dar por isso o antigo comentador da BBC, Tony Gubba está a falar ao
microfone. Resulta bem. Embora algumas empresas tenham preferido trocar os
comentários pelos sons dos jogadores a gritarem pela bola, os veteranos de
Match of the Day são inultrapassáveis. Pode tornar-se repetitivo, mas é muito melhor do que as interjeições incompreensíveis dos jogadores.
Aqueles que estão familiarizados com o ISS Pro original,
sentir-se-ão imediatamente à vontade com esta nova versão. Aparentemente, a
premissa é praticamente a mesma. Os jogadores são altos e espadaúdos, embora
consideravelmente mais arredondados que os seus antecessores. À primeira vista,
os gráficos não parecem melhores do que na versão do ano anterior, é apenas
quando jogamos com o original e com a versão '98 costas com costas que nos
apercebemos o quanto esta foi melhorada. O pormenor dos equipamentos é
inacreditável e o público e os estádios são mais reais em comparação. A
animação também foi melhorada. De facto, à medida que as empresas de software
iam tomando as rédeas da tecnologia motion capture, a experiência adquirida nos títulos anteriores era trazida para as sequelas, conseguindo neste momento
começar a colher esses frutos. O movimento dos jogadores era o mais realista da
sua altura, embora a natureza desta actividade fizesse com que as suas pernas
se movessem demasiado depressa (Mike: OLIVER TSUBASA!!!!). Mas, na repetição em
câmara lenta, depois de ter sido marcado um golo, o movimento é fantástico! Aqui, quando os jogadores estão a correr com a bola, parece que a bola está a
rolar sobre a relva em vez de parecer presa entre os seus pés, uma
característica desagradável em muitos outros jogos de futebol. ISS Pro ’98 tem
uma velocidade de imagem melhor e um aspecto muito mais realista, como qualquer
sequela deve ter.
Mais uma vez, o jogo apresenta as equipas internacionais, e
desta vez a Konami usou os nomes quase reais dos jogadores, presumivelmente às
dificuldades de licenciamento. Todavia, poderão escolher os nomes de algumas
estrelas como Bergkamp e Ronaldo (Mike: Já vale a pena assim!!), porque os
programadores recriaram fielmente o seu visual. Isto poderá constituir um
indicador útil durante o jogo porque cada um dos jogadores e equipas são
classificados de acordo com a velocidade, com a capacidade de passe, remate e
coisas semelhantes. Se, por exemplo, virem o Ronaldo a desmarcar-se, saberão que
vale a pena passar-lhe a bola. Devido aos nomes falsos, os comentários de Gubba
não incluem os nomes dos jogadores, por isso ele tem tendência para gritar
coisas como: “É um grande golo!” Contudo, desta vez, a Konami incluiu um editor
de jogadores que lhe permite introduzir os nomes verdadeiros dos seus jogadores
favoritos, caso o desejem.
Mas, o que torna ISS Pro ’98 um jogo tão bom é a sua
simplicidade. Há poucas coisas a saber para jogar. Uma engenhosa opção de passe
para os pés funciona às mil maravilhas onde poderão fazer passes longos e, mais importante,
passes curtos. Acrescentem remates, cabeçadas, cortes e acelerações (utilizando
um dos botões laterais) e praticamente têm o jogo dominado. Mas não é
tudo. Juntamente com esta premissa de
poucos botões existe uma selecção incrível de combinações tácticas. Existem
mais de doze formações disponíveis para escolher, e uma opção para pressionar
os jogadores para um terço específico do relvado. ISS Pro ’98 é um dos poucos
jogos onde compensa saber do assunto. É um jogo que vai agradar muito aos aficcionados do futebol porque lhes permite construir movimentos muito realistas. Por
exemplo, pressionar no botão triângulo permite efectuar um passe no qual a bola
rola alguns metros à frente do jogador. Isto foi uma novidade no seu tempo, de
tal importância que hoje em dia é um movimento obrigatório em todos os
simuladores de futebol. Ainda em ISS Pro ’98 o jogador pode também renunciar à
posse de bola, mas isso pode neutralizar três ou quatro defesas e por o seu
atacante junto à baliza. Se perceberem alguma coisa de futebol, terão mais
facilidade em construir alguns movimentos mais eficazes do que alguém que não
percebe nada da matéria.
Em ISS Pro ’98 marcar golos não é arbitrário. Vão ter de
criar espaços e, se marcarem, vai ser completamente intencional, não um golpe
de sorte por terem carregado no “chutar” por acaso. Isto pode parecer demasiado óbvio mas quem se lembra de jogar, por exemplo, o FIFA nesta altura não era
propriamente difícil marcar golos quase do meio-campo. Um bocado
desproporcionado. Aqui não levarão a melhor com esforços meramente
especulativos. Não significa que não possam marcar golos espectaculares.
Remates de cabeça e tesouras são os meios mais recompensadores, mas podem
limitar-se a fintar o guarda-redes junto à baliza.
Muitos daqueles que nesta
altura criticaram ISS Pro, como o Mike por exemplo (Mike: Opáh crucifiquem-me
então!!), faziam-no por que este se parecia mais lento que outros simuladores
de futebol para a Playstation. Era legitimo, mas a jogabilidade, sempre foi um
enorme contrapeso a isso. Mas para
colmatar isso a Konami introduziu uma opção de velocidade na versão de ’98, mas
apesar de, por si só, esta ser uma característica válida, é verdade que acaba
por ser insuficiente nos modos para dois jogadores. Quando se joga sozinho,
poderão querer começar a um ritmo mais lento, porque é consideravelmente mais
difícil e concretizante dependendo, claro do vosso nível de exigência. Mas esta
versão consegue ainda assim, ser muito mais rápida que a sua antecessora! ISS
Pro ’98 é o melhor jogo de futebol do seu tempo. Tem falhas? Não muitas,
podemos falar do som da bola a ser pontapeada, que é horrendo. E alguns dos
uniformes que não combinam entre si, por isso Jamaica Vs. Brasil pode ser uma
complicação. Contudo quando se joga com a Holanda é excelente. O melhor jogo de
futebol do seu tempo, ainda jogavél nos dias de hoje.. Este foi o verdadeiro
inicio do legado de Pro Evolution!
Gráficos: 8.0 (A animação é boa e os equipamentos são
óptimos!)
Jogabilidade: 9.0 (Controlos claros, bem concebidos.
Supremos!)
Longevidade: 9.5 (Com dois jogadores? É um jogo
interminável)
Nota Final: 9.0 ( Pode-se dizer que foi dos melhores jogos
de futebol da geração de 32bits, apenas destronado um par de anos mais tarde
pelo.. seu sucessor. Na sua altura foi de longe, o melhor!)
Saudações!
ReplyDeleteBelo texto, isso me fez relembrar bons tempos de minha infancia ao jogar o Winning Eleven 3 nas locadoras de video-game. Aliás essa é uma peculiaridade, aqui no Brasil se chamava Winning Eleven (como no Japão), nos EUA lembro que era ISS assim como na Europa, só então passou-se a chamar PES.
Gostava muito de jogar com meus amigos, mas esse game também tinha sua dificuldade no modo single. Lembro que a galera apostava com quem conseguisse jogar uma partida de 10 minutos sem levar um gol sequer do time FC Divo (aquele rubro-negro com todos os craques que não foram a copa de 1998).
Aliás, outro game que também passei tempos a jogar foi o Need For Speed High Stakes. Fica a dica para um review.
No mais, agradeço a equipe Game Chest por escreverem sobre esta video jogo que tanto me traz lembranças.