Deixa-me lá ver se encontro...

12.1.11

Oddworld: Abe's Oddysee

Data de Lançamento: 03/09/1977
Género: Plataformas
Produtora: Oddworld Inhabitans
Editora: GT Interactive









Decorria o ano de 1997, quando um indivíduo verde surge misteriosamente na playstation, e traz consigo um mundo completamente novo e bizarro. Mas de que se trata então?

Abe’s Oddysee relata-nos a história de um Mudokan (é a espécie deste alienígena) chamado Abe que trabalhava como escravo numa fábrica/matadouro de comida (a Rupture Farms), e um belo dia enquanto executava as suas tarefas, assiste acidentalmente a uma reunião em que os directores elaboram um plano para transformar os próprios Mudokans em comida também. Eis que Abe entra em pânico, e foge para escapar da Rupture Farms… mas antes, tem de também salvar os seus companheiros. É o inicio de uma grande odisseia.


Gráficos: 2D…2D??? O quê mas estamos a andar para trás?? A era 3D já começou meus amigos!! Qual é a vossa ideia?? Calma, este é um 2D muito especial. É verdade que o 2D já passou á história e que os 32 bits que a playstation oferece estão vocacionados para o mundo 3D, mas Abe’s Odissey é uma mistura dos 2. O que torna extremamente interessante e original. O gameplay é todo em 2D e os cenários são em 3D. As personagens estão bastante originais, os produtores estão de parabéns pois criaram um mundo completamente novo e sem precedentes, nada igual foi feito até agora, desde as Paramites (uma espécie de mãos-aranhas), os guardas Sligs (umas abelhas com pernas mecânicas e tentáculos na boca), as Scrabs…bem, um indeterminado número de coisas indescritíveis. Trabalharam muito bem na imagem, os “monstrinhos” em gameplay estão longe de perfeitos mas estão razoáveis o suficiente para percebermos a magia de Oddworld. Voltando aos cenários, não posso deixar  de dizer que estão excelentes! Quase ao nível das sequências FMV (Woooowww mesmo a sério), faz-nos esquecer que estamos perante um jogo em 2 dimensões, igualmente originais e cheios de pormenores com o aspecto sujo da Rupture Farms, e depois da magia do mundo exterior, das selvas tribais onde Abe se perde em busca de ajuda. Um trabalho magnífico concebido pela Oddworld Inhabitants.


Jogabilidade: Oddworld: Abe’s Odissey é um jogo de plataformas 2D, mas se vos vem á cabeça algo como Super Mário, Sonic, ou Rayman, estão redondamente enganados. A Oddworld Inhabitants é um poço de ideias novas e originais e não se ficaram apenas pelo aspecto gráfico.
Quando num típico jogo de plataformas o principal é correr, saltar de um lado para o outro, e saltar para cima dos maus até ao final do nível, em Abe´s Oddysee comunicamos com outros Mudokans, desarmamos armadilhas, tomamos controlo da mente dos inimigos através de um cantigo de meditação, e nesse momento adquirimos as características dos mesmos. Mas isto não é tarefa fácil, pois temos pelo caminho muitas barreiras, e engenhocas que nos impossibilitam de utilizar as nossas capacidades, por isso vão ter de puxar muito pela vossa cabeça para conseguir seguir em frente.
Se não estou em erro este é o 1º jogo a utilizar o som como forma de jogar. Que outro jogo fez isto anteriormente? O nosso herói para ser bem sucedido nesta aventura, precisa de guiar os seus companheiros até aos portais que os salvarão, através do diálogo. Só gente doida tinha de ter uma ideia assim: usar o som como jogabilidade. Parece complicado? Na verdade é um processo bastante simples. Abe apenas usa algumas palavras e os companheiros limitam-se a reagir, mas este processo é bastante engraçado e divertido de usar do inicio ao fim do jogo, e atenção  como usam esta ferramenta, a ideia é salvar Mudokans, não levá-los a morte.



Som: Conseguem imaginar uma fábrica de alumínios a cortar ferro e derreter metal? E o som de um matadouro a cortar a carne animal? Bem-vindos a Rupture Farms! De facto estes E.T’s (sim estou a falar dos produtores do jogo, duvido que sejam deste planeta) conseguiram reproduzir muito bem de que se trata cada cenário, basta fechar os olhos e parece que conseguimos visualizar todo o fundo por detrás, o mesmo acontece nas selvas e grutas no mundo exterior. Os efeitos sonoros também estão bastante bons, é engraçado ver como os guardas comunicam entre si, e os ruídos das paramites e das scrabs. Tudofoi pensado ao pormenor neste jogo. Uma obra-prima por assim dizer.


Longevidade: O jogo em si até que é curto, se conseguissem o milagre de passar o jogo todo de seguida demorariam umas 3-4 horas no máximo. Mas isso era se o jogo fosse fácil…preparem-se para morrer muitas e muitas vezes. Como já disse anteriormente vão ter de puxar pelos neurónios para conseguirem ultrapassar desafios por isso contem com umas 6-7 horas de jogo.

Ao longo de Oddworld vão existir muitas áreas secretas com mais Mudokans para salvar, e quando acabarem o jogo tenho a certeza que vão querer joga-lo outra vez porque é-vos revelado outro final alternativo (não spoilo mais!). Tenho a certeza que vão adorar jogar Abe´s Odissey do inicio ao fim, a cada cenário encontramos algo de novo e desafiante para ultrapassar, podemos imaginar as ideias mais originais para passarmos á parte a seguir, o jogo leva-nos a pensar dessa forma. E quando pegarem nele uma 2ª vez, não vai ser nenhum frete e até vão ficar contentes por isso.


Quase considero a Oddworld Inhabitants os novos R.K Tolkian da saga senhor dos anéis, pela complexidade do mundo que criaram, Ao longo do jogo vão aparecer vários marcos que nos explicam as características de cada interveniente deste jogo. Parece que foi feita uma expedição a um planeta de outra galáxia e esta foi a informação passada de lá. Outra coisa genial deste jogo é a forma como foram criados momentos de jogo. Há alturas em vale mais reagir por intuição do que por cabeça, pois a milésima de segundo perdido em encontrar uma solução é fatal. Isto causa momentos de adrenalina bestiais, é como saltar de uma prancha enorme…depois de saltarmos queremos mais e mais. Outra coisa que não falta é o sentido de humor 
durante o jogo. Haverá certamente altura em que levará um Mudokan á morte acidentalmente (ou não) e Abe lança um “ups” como quem diz “Elah já fiz caca”. Ou então quando Abe morre na presença dos guardas eles riem-se gozando a situação. Um humor algo mórbido é verdade mas muito engraçado.Vamos então á cotação:


Graficos – 8.5 (Se as personagens fossem mais bem trabalhadas levava o 10 para casa por mim, FMV e cenários perfeitos)

Jogabilidade – 9.5 (Absolutamente soberbo, nunca foi feito nada assim, estes indivíduos são mesmo de outro mundo)

Som – 8.0 (Recriação sonora incrível, onde foram buscar tanta imaginação?)

Longevidade – 8.0 (Vão jogá-lo mais que uma vez…ainda assim, talvez não seja suficiente)


Nota Final: 8.5 (Abe ganha principalmente pela sua originalidade e humor. Um jogo de plataformas muito bem concebido e agradável de jogar vocacionado para adolescentes e adultos)


1 comment:

  1. Grande jogo. Uma das minhas sagas favoritas até hoje.

    ReplyDelete