Deixa-me lá ver se encontro...

12.1.11

Tomb Raider


Data de Lançamento: 03/11/1996
Género: Acção/Aventura
Produtora: Core Design
Editora: Eidos Interactive











Bem, estamos em Novembro de 96, as consolas da nova geração começam a dar os frutos do seu potencial e a crer fazer nascer as rivalidades entre si. É, então, que surge, sem qualquer aviso prévio, Tomb Raider para Sony Playstation, Sega Saturn, e Windows…

Tomb Raider segue a história de uma exploradora de templos (a até então desconhecida Lara Croft) que é contratada por uma companhia, a Natla Technologies, para encontrar um misterioso artefacto numas grutas montanhosas. Assim que Lara o tem em sua posse, a história sofre uma reviravolta a Lara vê-se perseguida pelos seus patrões, que têm em mente um maléfico plano para o artefacto.

                Graficamente, na Playstation, Tomb Raider tem uma apresentação espectacular, onde as personagens e elementos do jogo desde humanos, lobos, crocodilos, múmias (e até um T-Rex!) estão perfeitamente perceptíveis e bem construídas.
                Os cenários estão deslumbrantes. Grutas, edifícios, paisagens desertas, o próprio ambiente subaquático (quando Lara mergulha), a selva, enfim… polígonos perfeitamente perceptíveis. Nada escapou á Core-Desing ao conceberem Tomb Raider, os cenários estão tão bem feitos que até dá gosto fazer uma pausa para os apreciar com a câmera, só alguns bugs é que podem estragar o esplendor gráfico de Tomb Raider.
             
   Os comandos de Tomb Raider são bastante simples e inovadores mas requerem alguma habituação pelo mesmo motivo. Foi a pensar nisso que os criadores de Tomb Raider fizeram um nível tutorial para esse efeito, sendo a casa de Lara o nível de treino com obstáculos para ultrapassar. Podem-no encontrar no menu principal do jogo.



                A jogabilidade de Tomb Raider divide-se em 2 partes, a primeira é a típica de um jogo de plataformas (salta aqui, ali, dali para aqui, etc…).Além dos saltos acrobáticos em todas as direcções, Lara mergulha, nada, trepa, segura-se, empurra objectos, e só não voa porque não tem asas. A segunda parte é a acção furtiva do jogo onde Lara dispõe de um arsenal de armas desde as suas típicas pistolas desert eagles de munição infinita (que dá sempre jeito né…)a shotguns, uzis e magnums para abater sem piedade os seus inimigos.

O som de Tomb Raider é discutível entre jogadores. Por um lado, tem bons efeitos sonoros com o som das balas a serem disparadas, o rugido dos leões e de outros inimigos, o som do esforço de Lara a trepar os obstáculos e a fazer os seus saltos olímpicos (será de agrado a vários tenho a certeza :P). Por outro lado o som ambiente de Tomb Raider, poderá ser silencioso demais para alguns jogadores, fazendo com que o jogo perca o seu interesse
Tomb Raider divide-se por 4 zonas, cada uma com 3 a 5 níveis, entre zonas secretas para desvendar com itens escondidos, e a cada zona apresenta-se um cenário novo desde túmulos egípcios a grutas, e florestas jurássicas perdidas no tempo, que darão ao jogador incentivo de continuarem a trama de Lara Croft. Tomb Raider levará a um jogador comum por volta de 8 – 12 horas de jogo, e poderá querer voltar a joga-lo com mais calma para conseguir desvendar o máximo de secrets possíveis em cada nível
                Ao longo do jogo vão encontrar os save cristals, que são cristais onde se pode gravar o jogo, e para facilitar o jogador, estes, normalmente encontram-se em partes criticas e difíceis de ultrapassar, portanto sempre que vir um, utilize, não paga imposto por isso.
                
Tomb Raider em certos momentos vai tornar-se frustrante, pois irá (de certeza) encontrar vários “becos-sem-saída”, o que ao mesmo tempo faz com o jogo fique extremamente desafiante. Sempre que se encontrar perdido procure uma saída em todas as direcções, experimente todas as formas impensáveis de ultrapassar um obstáculo, esteja atento a todos os pormenores. Acredite; em Tomb Raider, o mais pequeno detalhe pode ser essencial para passar a fase seguinte do jogo, e é esta a essência que torna Tomb Raider único no mundo dos videojogos, um “must” para qualquer jogador.






Resumindo, Tomb Raider é um jogo de aventura com elementos de plataforma recheado de puzzles e acção onde a palavra de ordem é “explorar”…




Aqui fica a minha pontuação:

Gráficos: 9.0 (quase perfeitos…quase…)

Jogabilidade: 8.5 (excelente, simples, inovadora… mas algo lenta e de difícil adaptação para alguns)

Som: 7.5 (efeitos sonoros do melhor… mas ficamos por aí)

Longevidade: 8.0 (irá joga-lo de novo com mais calma e mais prazer, acredite)

Nota Final: 8.5 (Tomb Raider afirma-se à primeira no mundo do videojogos com um brilho que muito poucos conseguiram, parabéns a toda a equipa que o concebeu. Em 3 palavras: “Beleza, Originalidade e Seios” Miss Croft ehheh!)






2 comments:

  1. Ai está o jogo com a mulher mais mítica de sempre dos videojogos!
    Um especial bem haja para a fotografia da dita menina :D

    ReplyDelete
  2. ESTE é que é o Tomb Raider.. não o tal de mesmo nome que apareceu há uns tempos :p

    ReplyDelete