Deixa-me lá ver se encontro...

16.1.11

Tomb Raider II: The Dagger of Xian

Data de lançamento: 01/11/1997
Género: Acção/Aventura
Produtora: Core Design
Editora: Eidos Interactive









Bem, passou-se um ano desde a primeira aparição de Fát…uuhhh Lara Croft e adivinhem…ela voltou…e com implantes maiores...não foi nada, mas veio cheio de novidades e mudanças…e que mudanças meus senhores.

Assim que começamos o jogo e vemos a fantástica apresentação em FMV, nota-se logo a primeira melhoria. Estão mesmo muito bons os gráficos na FMV e só passou um ano desde TR1 (isto promete).

Neste capítulo de Lara Croft vai em busca de um punhal lendário com o poder de transformar alguém num dragão (ela quer é o dinheiro daquilo páh) mas pelos vistos não é a única a procurá-lo e vai ter problemas com isso.

Até aqui nada de inovador na história…pois, vamos então ao que interessa:


Gráficos: Melhores, sim!, mais limpos e menos quadrados, (Lara já tem uma trança em gameplay e tudo, coisa que não acontecia no 1º) mas na minha opinião a grande melhoria foi terem incutido o efeito luz nos gráficos. Ou seja, vai haver determinadas situações onde Lara vai estar completamente às escuras e a única hipótese de seguir em frente sem perigo é acender um flare para terem alguma iluminação. As características pistolas de Lara também emitem a luz dos disparos. Os Produtores de Tomb Raider II tiraram bem o proveito desse add-up gráfico dando novos desafios aos jogadores ao longo do jogo.

Jogabilidade: No 1º Tomb Raider Lara dispunha de 4 armas (pistolas, pistolas automáticas, shotgun e uzis). Em Tomb Raider 2 além das mesmas podemos adicionar ao arsenal mais uma M-16 (metralhadora de longo alcance) um lança granadas e uma besta subaquática. Parece pouco eu sei mas os jogadores vão ter muito mais acção em Tomb Raider II com estas armas, não há nada como rebentar em bocados um yeti nas montanhas dos Himalaias ou atingir furtivamente os inimigos com uma M-16 quando eles ainda não nos conseguem ver. Tomb Raider II aposta mais na acção furtiva do que nos puzzles e muito honestamente aposta bem, consegue agarrar muito mais o jogador com esse elemento, tornando o jogo muito menos entediante. A jogabilidade não inova muito do 1º, os controlos são semelhantes, contudo só diferem 2 add-ups. Em TB2 Lara, além da cambalhota de 1800 que já dava em terra, agora também o faz no ar e debaixo de água (andou a treinar comigo nota-se logo) e agora também faz escalada…e patinagem artística vejam só! Não faz nada. A escalada sim pode-se dizer que é a grande novidade na jogabilidade em Tomb Raider 2. Este extra vai trazer ao jogo novos puzzles e desafios diferentes do 1º e para quem já jogou e passou TB1 não pense que vai ser mais do mesmo por que vai ter de puxar pelos neurónios também.

Longevidade: Tomb Raider II é grande…enorme mesmo! Há mais e maiores níveis ainda e cenários completamente diferentes… desta feita vamos da muralha da china até Veneza passando pelos Himalaias e ainda exploramos um navio afundado. Vai demorar mesmo muito tempo a explorar os níveis em Tomb Raider II, poderá chegar a até 14 horas de jogo. O senão deste jogo vai ser a monotonia de alguns níveis (como os do navio afundado) que têm fazes de muita pouca acção e o cenário subaquático e da ferrugem de um paquete antigo no fundo do mar não vão ser das mais interessantes que existem por ai. No entanto serão recompensados com mais acção mais á frente no jogo. Este jogo é também muito mais desafiante, menos puzzles que o 1º sim, mas muito mais acção e esse é o ponto forte que mais poderá agarrar os jogadores em TB2. É também por isso mesmo bastante mais difícil, poupem as vossas munições e health packs pois não vai ser nada fácil. Os inimigos em TB2 também estão mais inteligentes e vão perseguir Lara através dos obstáculos que encontrarem por isso se acham que uma plataforma mais elevada será um ponto seguro enganem-se

Outra novidade em Tomb Raider 2 são as zonas secretas. Desta vez em vez dos esconderijos refundidos com munições armas e health packs vamos encontrar 3 pequenas estátuas de dragões (uma de pedra, outra de bronze e por ultimo a de ouro) e no conjunto das 3 recebemos um pack de recompensas (que serão as munições ou os kits de saúde). Na minha opinião esta nova opção dos criadores de TB2 vem esmorecer o interesse em encontrar estas zonas, até porque na maioria elas até são fáceis de encontrar, mas penso não ser uma forma original de impor os secrets no jogo até porque só tiramos partido no conjunto dos 3.

Som: Uma das críticas que eu fiz ao 1º episódio foi o facto de Tomb Raider ter um ambiente silencioso demais. Acredito que a Core-Desing o faça para criar uma atmosfera mais fria e realista mas…penso que esse dado faça com que o jogo perca algum interesse dessa forma. Em Tomb Raider 2 está um bocadinho melhor com o som ambiente do vento, e da água e da natureza envolvente mas ainda assim pobre demais para um jogo desta categoria.


Gráficos: 9.5 (houve melhorias no que já era excelente…impressionante, os melhores até à data)

Jogabilidade: 9.0 (uns Add-upzitos para preencher algo mais mas mantém-se fiel ao sistema do 1º…mas isso não é mau!)

Longevidade: 9.5 (Enorme! Gigante bem maior que o anterior e com muito mais acção! É a dose ideal para não ficar enfadonho demais. Os mais fanáticos voltaram pelos secrets)

Som: 7.0 (por esta altura já era exigido algo mais penso eu, acredito que conseguem fazer melhor que isto)


Nota Final: 8.8 (Esta nova aventura de Miss Croft vai levar os fãs à loucura, pois este capítulo consegue superar as expectativas criadas do 1º em apenas um ano. Conseguiram fazer melhor e fazer historia no mundo dos videojogos, parabéns Core-Design!)


1 comment:

  1. Poxa, voce falou perfeitamente nessa critica. Esse TB melhorou muito em compacao com o primeiro (e olhe que o primeiro foi fantastico!) os graficos, as armas, as fases super loooongas, tudo foi melhorado. Pena que o terceiro jogo da franquia nao conseguiu melhorar ou se igualar a esse ou o primeiro da franquia. Ele ficou apenas bom na minha opniao...mas Lara Croft e viciante! Todos os jogos devem ser jogados por todos os amantes da serie! LIVE LONG LARA CROFT!

    ReplyDelete