Deixa-me lá ver se encontro...

19.1.11

Colin Mcrae Rally

Data de Lançamento: 15/07/1998
Género: Corridas
Produtora: Codemasters
Editora: Codemasters











Acabei de jogar Colin Mcrae Rally e estou cansado, com as mãos doridas. Aliás, todo o corpo dorido, preciso de um banho quente, tirar esta lama e este pó de cima de mim e uma boa massagem para me arranjar as costas… E isto tudo só na Playstation! Quem diria?


 De facto este jogo de rallys está qualquer coisa de fenomenal. Colin Mcrae e o seu Subaru Impreza, foram a marcas escolhidas para a divulgação deste revolucionário jogo de corridas. Mas revolucionário como? Que houve para revolucionar? Que foi feito aqui que até agora ainda não o tenha sido? Vamos analisar detalhe a detalhe.

Gráficos: Graficamente o jogo passa do óptimo ao razoável em vários momentos. Como? Muito simples. Os carros e as pistas estão muito bons, até á data pouco foram os jogos do género com carros tão bem detalhados, e com um grafismo tão realista quanto o de Colin Mcrae. O vidros partem-se com embate, tal como os pára-choques e as laterais. As pistas também estão ao mesmo nível com muitos pormenores no asfalto como areia solta na estrada, gelo, o aspecto sujo da lama a borrar o carro todo e a poeira em terrenos mais secos e áridos. E qual é o mal perguntam vocês? O mal é tudo o que está á volta, ou seja o cenário. O cenário das pistas foi, na minha opinião, a grande falha gráfica (e tal vez a maior) em Colin Mcrae. Está bastante pobre e com poucos pormenores. Quando embatemos nas árvores nota-se bem o aspecto 2D delas. As animações exteriores são praticamente nulas. Isto nem seria tão mau se o contraste de qualidade não fosse tanto mas é o que acontece. Quem trabalhou tão bem em fazer os carros e as pistas, podia se ter esforçado um pouco mais nos cenários também. Mas existem outros pontos positivos a apontar. Os menus estão muito atractivos com animações 3D muito apelativas, e quando acabamos uma etapa podemos ver a repetição da nossa corrida sobre vários ângulos. Excelente!



Jogabilidade: Se tivesse que escolher uma palavra para descrever a jogabilidade de Colin Mcrae sem dúvida que escolheria: revolucionária! Aqui os jogos de corridas deixaram de ser carregar no acelerador, travão e virar, há um enorme leque de cuidados a ter sempre antes de entrarmos na próxima etapa. Antes de começarmos uma corrida temos acesso a um menu, onde podemos aceder ao mapa da pista, saber condições meteorológicas, e características de terreno, isto para quê? Para podemos efectuar as alterações ao carro de forma a obtermos uma melhor performance em terreno. Podemos alterar suspensões, pneus, caixa de mudanças, direcção para as mais diversas situações atmosféricas e geológicas. E nota-se diferença? Pode crer que se nota bastante. Esse para mim é um dos pontos altos em Colin Mcrae.
A Codemasters conseguiu trespassar a sensação da adrenalina na condução através de um comando e isto deve-se á sensibilidade dos botões. E é aqui onde digo que este jogo é revolucionário. Não iremos ter uma boa performance se trocarmos pneus de correntes para neve nas estradas secas da Grécia, ou rebaixar o carro numa superfície areosa como a da indonésia. E se espatifarmos o carro durante os percursos de uma etapa a direcção vai-se danificar e temos o rally arruinado. Essa dificuldade poderia ser frustrante mas acaba por ter exactamente o efeito reverso, pois faz-nos experimentar outras soluções e sentir a diferença ao conduzir com o carro adaptado ao terreno. Revolucionário, percebem?


Som: Ao revolucionário mistura-se outro dos ingrediente que fazem este jogo ser uma pérola dos jogos de corridas: o realismo. Não se pode dizer que seja fácil tornar um jogo realista e interessante ao mesmo tempo mas neste caso conseguiram-no fazer e muito bem. E o som tem um papel fundamentalíssimo nessa percepção de realidade do jogo. O som das acelerações, mudanças das velocidades, das travagens e derrapagens sobre os vários tipos de terrenos… foi tudo captado ao pormenor para proporcionar uma qualidade sonora impressionante durante o jogo. Este, é um daqueles (poucos) jogos onde não é necessária música de fundo, pois o som dos veículos a trabalhar enchem os ouvidos de qualquer um. Melhor, transportam-nos para as corridas tal e qual como se fossemos nós a conduzir.

Longevidade: Em Colin Mcrae há muito para fazer. Primeiro temos uma escola para aprendermos a conduzir e a usar as técnicas de rally. Depois o campeonato mundial com 9 países e 52 etapas a percorrer, e depois temos o modo rally com as etapas dos campeonatos que tanto servem para treinos como para jogar a 2 jogadores no “modo fantasma”. Este modo fantasma funciona com um jogador de cada vez. O segundo jogador tem a hipótese de competir directamente com a performance do jogador anterior através de uma “repetição fantasma” da corrida em pista. Isto serve de estímulo para melhorar o comportamento em corrida e conduzir de forma mais prática e eficaz, incentivando naturalmente o realismo na condução e melhoria nas técnicas de rally. Existem também 3 níveis de dificuldade. Mas não pense que o fácil seja assim tão fácil. Isto não é um jogo para miúdos, pois a cada corrida o desafio é cada fez maior e os tempos são cada vez mais difíceis de bater. Mas acredito que isso não o fará desistir, bem pelo contrário, vai sentir-se gratificado por essa dificuldade e tentar ultrapassa-la vai agarra-lo ao comando por bastante tempo. Para os que conseguirem acabar as provas em 1º lugar terão acesso a corridas especiais para ganhar carros de rally da velha escola. E no final do campeonato que se portar bem e conseguir pelo menos o 6º lugar terá uma surpresa agradável.

O que se pode pedir mais? Há realismo, há revolução, há a verdadeira experiência do rally, e as licenças dos carros e condutores originais. Este jogo veio servir de botija de ar para os amantes do desporto motorizado. Até agora foram poucos os jogos do género a proporcionar o prazer que Colin Mcrae Rally trouxe. Deixa poucos pontos a serem melhorados e com nota positiva em vários aspecto. Ainda assim não podemos dizer que seja perfeito. Mas mostra o caminho para lá chegar. Mas para já:





Gráficos: 7.5 (Pena os pormenores feios do cenário estragarem a beleza dos carros e das pistas.)

Jogabilidade: 9.0 (Algo de fenomenal! O verdadeiro senhor dos rallys)

Som: 9.0 (se passar um Subaru Impreza a porta de casa eu vou perceber)

Longevidade: 8.5 (Difícil, com muito para ganhar. Não se contentem com 3ºs e 4ºs lugares)




Nota Final: 8.5 (Sem duvidas, o melhor jogo de rally até ao momento)


No comments:

Post a Comment