Deixa-me lá ver se encontro...

9.6.12

Spyro The Dragon

Data de Lançamento: 23/10/1998
Género: Plataformas
Produtora: Insomniac
Editora: Sony









Decorria a época natalicia de 1998 quando chega às lojas uma nova mascote da Sony. Um pequeno dragão lilás com o nome de Spyro rompia pelas vitrines, assaltando os olhos dos petizes, juntamente com jogos como Crash Bandicoot, Banjo Kazooie, Super Mario, Croc, etc…
Mas Spyro tinha também outro objectivo: afirmar-se como Rei das mascotes de plataformas juntamente com Crash Bandicoot, dando á Sony o prestígio de ter os melhores exclusivos em todos os géneros.

Não tenho vergonha nenhuma de afirmar que sou um grande apreciador deste tipo de jogos, tipicamente infantis. Foi este o género que abracei quando entrei neste mundo e Spyro está defenitivamente nos meus preferidos.


Gráficos: Os gráficos são o ponto de partida para ficarmos agarrados a este jogo. Apesar do seu aspecto infantil a apresentação de Spyro The Dragon não afugentará, de todo, os mais velhos. As cores bem calibradas e os diversos cenários são o ponto forte de Spyro. A constituição do jogo é semelhante à de Super Mario 64, ou seja, um mundo com vários portais que darão acesso aos níveis. Cada mundo tem o seu tema e será bastante diferente do mundo anterior.
O desenho em Spyro também é igualmente fantástico, à exceção de alguns inimigos que estão muito básicos, mas em compensação todas as animações estão muito fluidas e personalizadas desde o inicio até ao fim do jogo. Tive o prazer de não ter detectado nenhuma falha ou bug no decorrer da aventura, e mesmo em cenas de muita acção em ecrã nunca houve abrandamentos a nivel gráfico.
As animações, em particular, dão um toque muito característico ao jogo principalmente nos momentos em que rebentamos com os cofres-tesouro e recolhemos os cristais. Até a própria libelinha (o Sparks) que segue sempre o Spyro também está sempre em movimento zigue-zague, sem nos apercebermos. Um verdadeiro toque de magia.

Jogabilidade: Sobretudo prática e inteligente. Não difere muito dos usuais jogos de plataformas 3D, onde a norma é saltar e atacar de uma forma ou duas, mas o segredo está (na massa??) na forma como é utilizada. De facto os 2 tipos de ataques existentes são bastante distintos. Um deles é lançar chamas sobre os adversários. Outro é carregando “quadrado” para investir com os chifre. Por vezes os inimigos conseguem anular os ataques por usarem protecções ou serem grandes demais, o que nos obrigará sempre a alternarar os ataques. Outro ponto positivo nos comandos é o facto de Spyro ser um jogo rápido, na acção. A investida torna spyro muito rápido conseguindo correr de uma ponta a outra de um mundo num ápice e, caso queiramos optar por um estilo de jogo mais arrojado, é-nos possível.

Os desafios que nos preparam são bastante fáceis. Essa talvez seja a parte mais infantil de Spyro The Dragon, mas ao mesmo tempo são bastante divertidos e não creio que isso poderá afastar jogadores. Contudo, poderão tornar-se um pouco repetitivos lá para o final do jogo.
O pior de tudo isto é mesmo a câmara. A câmara até tem uma opção inteligênte de tornar a visão mais passiva (onde teremos de ser nós a ajusta-la manualmente) ou activa (onde a camera é forçada a estar nas costas de Spyro). Mas ainda assim é irregular quando nos encontramos com paredes por perto que nos tiram o angulo de visão. Isso torna-se bastante chato, 1º porque irá fazer com que durante as investidas falhemos o alvo de uma forma inglória e não por falta de pontaria e 2º porque pode ser fatal em quedas e afins. É uma falha técnica que torna Spyro ligeiramente dificil. É possivel ser contornada com a prática, mas não tem de todo a ver com a forma de jogar,  mas sim com defeito do próprio jogo.

Som: Aí está algo que me surpreendeu em Spyro. Pela qualidade do jogo esperei de facto que o som fosse feito com bastante profissionalismo e devidamente adequado ao género. O que realmente correspondeu às expectativas, agora também é verdade que esperava alguma repetitividade musical ao longo dos níveis e isso foi coisa que não aconteceu. Cada nível é um nível diferente em todos os aspectos incluindo na banda sonora, e ainda são cerca de 30 níveis atenção…
Isto também acontece devido ao responsável pelas trilhas sonoras ser nada mais, nada menos que Stewart Copeland. Assim de repente muitos poderão não o conhecer mas é o baterista dos “The Police” (a banda de Sting) e conhecido também por ser um excelente músico e artista, tal como prova mais uma vez em Spyro The Dragon, onde consegue fazer uma banda sonora inconfundivel.






Longevidade: Se há coisa que não existe em Spyro The Dragon, é faltar o que fazer… O dragãozinho lilás tem cerca de 5 mundos para explorar, 30 niveís para completar, dragões para salvar, ovos de dragões para apanhar, tesouros para recuperar, e o mais dificil de tudo… a taça da liga (AAHHGGRR faltava esta!!)… Vá, a taça da liga fica pa segundo plano.
Mas de facto há muito que fazer em Spyro The Dragon, e é aí que o nivel de dificuldade acresce: no momento em que se tenta completar os 100%.. mas mesmo assim não é tão dificil quanto outros jogos de plataformas. Demorarão cerca de 6-7 horas para completar o jogo na íntegra.

E é assim que nasce mais uma mascote da Sony. Um jogo que ganha muitos pontos pelos  detalhes gráficos e sonóros. Um jogo que, apesar da carência de maturidade, ganha pela diverção simples de um jogo de plataformas. Não é de todo o exemplo da perfeição mas é mais que suficiente para deixar a sua marca, e fazer pedir pela sequela. Mais um excelente trabalho da insomniac.

Gráficos: 8.5 (A cor, o brilho, um cenário inteiro que se mexe, um…dragão lilás???)

Jogabilidade: 8.7 (cospe fogo, salta, plana..sê um verdadeiro dragão! (e voa?) eerrrhh... sim, em alguns níveis)

Som: 9.0 (quase que encosta Crash Bandicoot à parede)

Longevidade: 7.0 ( Spyro The Dragon é grande! Maior ainda se tentarmos os 100%! Mas não é difícil)


Nota Final: 8.2 (Spyro é um excelente jogo de plataformas forte o sufieciente para concorrer com Crash, e até é melhor em alguns aspectos! Apenas pequenas falhas não o elevam à perfeição. Recomendo vivamente)



No comments:

Post a Comment