Deixa-me lá ver se encontro...

21.4.13

This Is Football

Data de Lançamento: 10/12/1999
Género: Desporto
Produtora: Soho
Editora: Sony









Eheh finalmente um jogo de futebol! Bem, visto que é o primeiro jogo de futebol que nos calha na lista, acho que é importante referenciar a importância que esta geração teve nos simuladores de futebol. Foi nesta geração de 32 bits que o salto evolutivo foi de maior importância (apesar de ter sido na geração de 128 bits onde os simuladores de futebol atingiram o boom!), trazendo a experiência mais aproximada daquilo que é a magia do desporto rei.

Mas parando com estas balelas, que jogo é este, This Is Football? This is Football é o que pode ter sido considerado o terceiro grande jogo de futebol, mas na velhinha PSX não foi suficientemente forte para que tenha captado a atenção do grande publico. Apesar de lançado pela Sony e produzido pelos estúdios da Soho (os mesmos de Porche Challenge) o impacto foi fraco e apenas o segundo título teria um sucesso mais relativo. Talvez tenha sido azar visto que na mesma altura saíram outros dois jogos (falo de Viva-Football e Libero Grande) que tentaram também impor-se no mercado fazendo frente aos colossos FIFA, ou ISS Pro, e a visibilidade sobre This Is Football acabou por ser mais apagada. Isso e porque apesar de ser um simpático jogo de futebol, este jogo não é um mar de rosas (pois Mike se fosse era um bocado abichanado não?)

Não existe dúvida acerca do visual e das animações, mas nesta altura isso também já não representava uma diferença significativa relativamente ao gráficos. O passo importante era o de criar características na interface dos jogadores que os assemelha-se ainda mais à figura real. E neste ponto This Is Football perde pontos. Ainda mais perde porque pela quantidade de jogadores que tem, em determinadas alturas praticamente não se distingue uns jogadores de outros (quase que dá para fazer uma equipa de clones!). E se queremos jogar com Ronaldo, o Fenómeno, queremos saber que estamos de facto a jogar com ele e não com um tipo parecido. E por muito infantil que super exigente que um critério desta natureza possa parecer, é um factor relevante visto que por exemplo em Fifa 2000 (que saiu sensivelmente na mesma altura) esse nível de personalização já era uma realidade.
O que compensa este facto é sem dúvida os comentários e o som ambiente. Este jogo foi feito por ingleses e não há campeonato que respire mais futebol que o campeonato inglês. E a Soho soube bem puxar o melhor que existe desse ambiente e transportou-o para TIF. A qualidade de som dos comentários (e também os próprios comentários), o barulho das claques e dos adeptos, as reacções dentro do estádio a uma perda de bola, um golo espectacular, nada escapou à Team Soho que captou muitíssimo bem a energia sentida numa partida de futebol.

Agora vamos ao mais importante, dos jogos de futebol que é precisamente os jogos… E neste parâmetro o problema de This Is Football é que pode ser visto como uma cópia de FIFA, o que significa que se já jogaram FIFA anteriormente (o que provavelmente deve ter acontecido) vão achar TIF um bocado estranho. Mesmo algumas horas (com direito a um polegar dorido)  mais tarde, quando apanharem o jeito dos controlos, vão querer continuar a gritar para o ecrã em desespero. “Porque é que o controlo que dá impulso, se opõe ao botão de corrida!??” Certamente, gostavam de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Porque é que o sistema de um só toque funciona de forma intermitente? Porque que razão, as placagens para deslizar não deslizam? Ah calma, segundos depois afinal deslizam.. mas neste preciso momento não dava muito jeito.. Acabei de ver um jogador a SER EXPULSO!... Mas pronto, depois de um dia frustrante a jogar This Is Football lá acabo por conseguir fazer passe e marcar golos espectaculares, e vou a tempo de salvar a minha equipa da zona de despromoção. Mas o futebol também tem disto.

Aqui o grande trunfo da Soho foi o de ter apostado nas principais ligas e nas secundárias, e no caso português, isso incluía a nossa liga! Existe sempre um sentimento de patriotismo a chegar à flor da pele quando vemos as nossas equipas representadas num jogo desta dimensão (mesmo que os produtores não façam um chavo de quem sejam estas equipas). Além disto são mais de 200 equipas espalhadas pelo mundo e mais de 5000 jogadores à disposição (quase parece o Championchip Manager!) portanto é difícil que seja um jogo repetitivo. Com mais um amigo (se este também tiver tido paciência para ter dominado os controlos de TIF) isto dá direito a vários domingos invernosos de chuva na sala de estar com pizza à mistura!

Visto de forma geral é como disse no inicio da análise: This Is Football é o terceiro grande jogo de futebol seguido de ISS e de Fifa. Tem potencial para fazer frente a estes dois mas para isso precisa de melhorias significativas na jogabilidade. Entendo a abordagem da Soho ao tentar fazer não muito distante de Fifa, mas simultaneamente fazer algo de diferente. O problema, é que tornou o jogo lento, e futebolisticamente bizarro, para quem está habituado a jogar jogos de futebol. Sem muito mais a acrescentar vamos então às pontuações:



Gráficos: 7.5 (Bons gráficos e boas animações mas não percebi foi uma coisa… Aquele é o Ronaldo ou o Roberto Carlos? )

Jogabilidade: 6.5 (Nunca na minha vida respirei fundo tantas vezes, mas verdade seja dita, alguma coisa me fazia continuar)

Som: 8.0 (A energia electrizante de um jogo de futebol transportada de forma eficaz para a Playstation)

Longevidade: 8.0 (Se estão fartos de ver os comentários de CM, peguem nisto. Terão igualmente quase tanto para fazer com a diferença de ser mais interactivo)

Nota Final: 7.3 (Apesar de ter falhado naquilo que seria mais importante neste tipo de jogos, que é jogabilidade, compensa por transportar algo que acaba por também ser essencial nestes simuladores de futebol. Vale a pena experimentar!)

No comments:

Post a Comment