Deixa-me lá ver se encontro...

25.4.13

International Superstar Soccer Pro


Data de Lançamento: 15/06/2007
Género: Desporto
Produtora: Konami
Editora: Konami









Ena páh mais um jogo de futebol..! Depois de termos analisado This Is Football vamos por em teste o tão mítico e falado ISS Pro da lendária Konami! Confesso que não sou o maior fã deste género de simuladores de futebol na geração de 32bits (na minha opinião os verdadeiros jogos de futebol surgiram na época da PS2 e Xbox), mas por nunca ter pegado naquele que seria considerado a melhor série de futebol da Playstation (corta os pulsos pah!!) achei que este era o momento oportuno de por em prova o simulador japonês. Mas antes disto vamos-nos situar um pouco no tempo.

Este jogo chega aos mercados europeus a meio do ano de 1997, onde por esta altura pouco tinha sido feito dentro do género. Para muitos isso era um ultraje visto que as consolas eram a nova televisão dos adolescentes e jovens da altura e jogos de futebol seria uma óptima forma de dinamizar ainda mais aquele que era considerado o desporto rei. Os casos de mais sucesso eram os de Sensible Soccer e Actua Soccer, que já se arrastavam com um motor de jogo antiquado e desactualizado  e as novas consolas proporcionavam capacidades para muito mais, como já tinha sido recentemente demonstrado por Fifa ’97. A Konami já se tinha aventurado com sucesso na SNES com International Superstar Soccer, e decidiu aproveitar esse balanço na nova geração com ISS Pro abordando uma vertente arcada futebolística que apaixonou muitos jogadores.

Pessoalmente, não me cativou logo de inicio. As animações pareciam me irrealistas com os jogadores a movimentarem ao estilo de Oliver Tsubasa (ninguém corre assim na vida real) mas em compensação a forma como construíram os jogadores está bastante inteligente. Se repararem bem as texturas dos jogadores são bastante uniformizadas e sem grande trabalho de fundo de forma a ocupar menos espaço de memória e poder construir mais polígonos. Tanto que se olharmos com atenção os jogadores quase que parecem desenhados a lápis de cor. Mas ao mesmo tempo parecem bem desenhados com detalhem e formas diversificadas. Foi um truque inteligente da parte da Konami, até porque em 1996 os gráficos 3D ainda não estavam tão desenvolvidos quanto isso.

Mas não foi pelo grafismo que ISS Pro ficou conhecido. Como já disse, foi a abordagem de arcada que agarrou os fãs do género, e o nível de vicio neste jogo tornou-se elevadíssimo. Não era necessário grandes fintas nem uma táctica XPTO, era necessário frieza na acção de passe, e dureza nas marcações. E o grande trunfo deste jogo era a velocidade de reacção aos comando que era praticamente instantânea. Isso e algumas combinações de botões com timings que permitiam ao jogador fazer três ou quatro movimentos extraterrestres. Portanto foi com bastante simplicidade que ISS Pro fintou toda a gente e conquistou o público.
Isto fazia com que o modo versus se torna-se bastante competitivo entre amigos e não seriam necessárias horas infindáveis de jogo para conseguir atingir um nível razoável. Por outro lado isto fazia com se parecesse demasiado fácil jogar, e por vezes marcar golos parecia um acontecimento fora do comum, e isto é futebol.

Outra situação menos positiva eram as licenças que a Konami não tinha. Os jogadores de ISS Pro eram todos virtuais, e para os fãs do Futebol isso era um enorme defeito, não sendo possível seleccionar as maiores estrela de renome internacional das nossas equipas. Apesar do esforço da Konami em tentar recriar os jogadores da forma mais semelhante à original, era impossível comparar à impressão que as licenças causavam como acontecia em FIFA. Chamem-lhe uma questão de hábito, chamem-lhe esquisitice  mas não tem nada a haver.. se eu quero jogar com um Cantona, ou um Rivaldo ou um Futre não quero um “Pierre”, ou um “Joca Baiano” ou um “Simões”…  Mas pronto, não se pode ter tudo, e já é bom o facto de existir uma alternativa decente a FIFA. Mas ISS Pro não é mais do que um jogo para jogar à tarde de vez em quando, pois existe pouca escolha quanto a modos de jogo (existe uma Taça que seria a equivalente à taça do mundo)

















Outro aspecto que trouxe um grande impulso à simulação futebolística  nesta geração de consola foi o facto destas terem uma capacidade de reprodução áudio muito acima da geração antecessora. ISS Pro como candidato a melhor jogo de futebol também quis estar à frente no que toca a sonoridade.. Mas não conseguiu. Os comentário e banda sonora não estão mal, agora os efeitos sonoros estão péssimos mesmo para a altura. Parecem reproduzidos analógicamente e não captados e retransformados de forma a tentar dar algum realismo ao jogo. Em vez disso os efeitos sonoro fortalecem ainda mais a ideia de desenho animado em ISS Pro. O pior azar da Konami é que FIFA 97 bate ISS Pro a léguas neste campeonato.

Por muito cotado que este jogo tenha sido na sua altura pela imprensa de videojogos, eu não me identifiquei totalmente com a forma simplista que este jogo trouxe à simulação futebolística. Apesar disso compreendo perfeitamente que essa razões fossem fortes o suficiente para trazer sucesso ao jogo, mas acho que com mais pormenores, e com mais opções de jogo ISS Pro teria tido mais impacto e faria mais sentido. Para a Konami a arcada foi a palavra de ordem, e era apenas isso que era necessário. Enquanto outros se esforçavam por criar nos gráficos e motor de jogo, ISS Pro investiu naquilo que fizeram os videojogos vir ao mundo – o divertimento puro.

Gráficos: 7.0 (Jogadores bem desenhados e equilibrados mas as animações e texturas são um pouco estranhas e desenquadradas.)

Jogabilidade: 8.0 (A arcada e diversão reinam neste simulador, mas ainda assim é um pouco limitado)

Som: 5.0 (Efeitos sonoros deitam abaixo aquilo que poderia ter dado origem a uma nota mais simpática)

Longevidade: 6.0 (Poucas opções de jogo singleplayer, deixam ISS Pro para um jogo exclusivo a mais de dois jogadores. Seria óptimo se houvesse sempre alguém por perto mas um jogo tem de ser igualmente aliciante para 1 jogador)


Nota Final: 6.5 (ISS Pro é um bom exemplo de que um jogo também não pode ser feito de apenas jogabilidade, principalmente num género em ascensão como a simulação futebolística. Não é um mau jogo, mas um bom jogo tem de preencher vários requisitos e ISS Pro não os preenche.. No entanto serve de base para um jogo melhor.. )


No comments:

Post a Comment