Deixa-me lá ver se encontro...

16.6.13

ISS Pro '98

Data de Lançamento: 02/10/1998
Género: Futebol
Produtora: Konami
Editora: Konami










Enquanto a Electronic Arts andava ocupada com a série FIFA para a Playstation, a sua rival japonesa, a Konami, estava calmamente a organizar os seus recursos. O seu antecessor já tinha sido lançado há mais de um ano e esse tinha recebido excelentes críticas por todo o mundo (menos pelo Mike, que é parvo). Contudo ainda nessa altura aquele que era considerado o melhor simulador futebolístico era World Cup '98.. bem, pelo menos até este menino ter vindo ao mundo. No que diz respeito à gestão a Konami disparou um rito de aviso à EA com o lançamento de ISS Pro ’98. World Cup '98 teve o mérito de uma apresentação sem falhas e de uma sequência de introdução esplêndida, ISS Pro '98 não lhe fica atrás nestes pormenores. Ponham o jogo a correr e, antes de dar por isso o antigo comentador da BBC, Tony Gubba está a falar ao microfone. Resulta bem. Embora algumas empresas tenham preferido trocar os comentários pelos sons dos jogadores a gritarem pela bola, os veteranos de Match of the Day são inultrapassáveis. Pode tornar-se repetitivo,  mas é muito melhor do que as interjeições incompreensíveis dos jogadores.

Aqueles que estão familiarizados com o ISS Pro original, sentir-se-ão imediatamente à vontade com esta nova versão. Aparentemente, a premissa é praticamente a mesma. Os jogadores são altos e espadaúdos, embora consideravelmente mais arredondados que os seus antecessores. À primeira vista, os gráficos não parecem melhores do que na versão do ano anterior, é apenas quando jogamos com o original e com a versão '98 costas com costas que nos apercebemos o quanto esta foi melhorada. O pormenor dos equipamentos é inacreditável e o público e os estádios são mais reais em comparação. A animação também foi melhorada. De facto, à medida que as empresas de software iam tomando as rédeas da tecnologia motion capture, a experiência adquirida nos títulos anteriores era trazida para as sequelas, conseguindo neste momento começar a colher esses frutos. O movimento dos jogadores era o mais realista da sua altura, embora a natureza desta actividade fizesse com que as suas pernas se movessem demasiado depressa (Mike: OLIVER TSUBASA!!!!). Mas, na repetição em câmara lenta, depois de ter sido marcado um golo, o movimento é fantástico! Aqui, quando os jogadores estão a correr com a bola, parece que a bola está a rolar sobre a relva em vez de parecer presa entre os seus pés, uma característica desagradável em muitos outros jogos de futebol. ISS Pro ’98 tem uma velocidade de imagem melhor e um aspecto muito mais realista, como qualquer sequela deve ter.

Mais uma vez, o jogo apresenta as equipas internacionais, e desta vez a Konami usou os nomes quase reais dos jogadores, presumivelmente às dificuldades de licenciamento. Todavia, poderão escolher os nomes de algumas estrelas como Bergkamp e Ronaldo (Mike: Já vale a pena assim!!), porque os programadores recriaram fielmente o seu visual. Isto poderá constituir um indicador útil durante o jogo porque cada um dos jogadores e equipas são classificados de acordo com a velocidade, com a capacidade de passe, remate e coisas semelhantes. Se, por exemplo, virem o Ronaldo a desmarcar-se, saberão que vale a pena passar-lhe a bola. Devido aos nomes falsos, os comentários de Gubba não incluem os nomes dos jogadores, por isso ele tem tendência para gritar coisas como: “É um grande golo!” Contudo, desta vez, a Konami incluiu um editor de jogadores que lhe permite introduzir os nomes verdadeiros dos seus jogadores favoritos, caso o desejem.

Mas, o que torna ISS Pro ’98 um jogo tão bom é a sua simplicidade. Há poucas coisas a saber para jogar. Uma engenhosa opção de passe para os pés funciona às mil maravilhas onde poderão fazer passes longos e, mais importante, passes curtos. Acrescentem remates, cabeçadas, cortes e acelerações (utilizando um dos botões laterais) e praticamente têm o jogo dominado. Mas não é tudo.  Juntamente com esta premissa de poucos botões existe uma selecção incrível de combinações tácticas. Existem mais de doze formações disponíveis para escolher, e uma opção para pressionar os jogadores para um terço específico do relvado. ISS Pro ’98 é um dos poucos jogos onde compensa saber do assunto. É um jogo que vai agradar muito aos aficcionados do futebol porque lhes permite construir movimentos muito realistas. Por exemplo, pressionar no botão triângulo permite efectuar um passe no qual a bola rola alguns metros à frente do jogador. Isto foi uma novidade no seu tempo, de tal importância que hoje em dia é um movimento obrigatório em todos os simuladores de futebol. Ainda em ISS Pro ’98 o jogador pode também renunciar à posse de bola, mas isso pode neutralizar três ou quatro defesas e por o seu atacante junto à baliza. Se perceberem alguma coisa de futebol, terão mais facilidade em construir alguns movimentos mais eficazes do que alguém que não percebe nada da matéria.
Em ISS Pro ’98 marcar golos não é arbitrário. Vão ter de criar espaços e, se marcarem, vai ser completamente intencional, não um golpe de sorte por terem carregado no “chutar” por acaso. Isto pode parecer demasiado óbvio mas quem se lembra de jogar, por exemplo, o FIFA nesta altura não era propriamente difícil marcar golos quase do meio-campo. Um bocado desproporcionado. Aqui não levarão a melhor com esforços meramente especulativos. Não significa que não possam marcar golos espectaculares. Remates de cabeça e tesouras são os meios mais recompensadores, mas podem limitar-se a fintar o guarda-redes junto à baliza.

 

Muitos daqueles que nesta altura criticaram ISS Pro, como o Mike por exemplo (Mike: Opáh crucifiquem-me então!!), faziam-no por que este se parecia mais lento que outros simuladores de futebol para a Playstation. Era legitimo, mas a jogabilidade, sempre foi um enorme contrapeso a isso. Mas para colmatar isso a Konami introduziu uma opção de velocidade na versão de ’98, mas apesar de, por si só, esta ser uma característica válida, é verdade que acaba por ser insuficiente nos modos para dois jogadores. Quando se joga sozinho, poderão querer começar a um ritmo mais lento, porque é consideravelmente mais difícil e concretizante dependendo, claro do vosso nível de exigência. Mas esta versão consegue ainda assim, ser muito mais rápida que a sua antecessora! ISS Pro ’98 é o melhor jogo de futebol do seu tempo. Tem falhas? Não muitas, podemos falar do som da bola a ser pontapeada, que é horrendo. E alguns dos uniformes que não combinam entre si, por isso Jamaica Vs. Brasil pode ser uma complicação. Contudo quando se joga com a Holanda é excelente. O melhor jogo de futebol do seu tempo, ainda jogavél nos dias de hoje.. Este foi o verdadeiro inicio do legado de Pro Evolution!

Gráficos: 8.0 (A animação é boa e os equipamentos são óptimos!)

Jogabilidade: 9.0 (Controlos claros, bem concebidos. Supremos!)

Longevidade: 9.5 (Com dois jogadores? É um jogo interminável)


Nota Final: 9.0 ( Pode-se dizer que foi dos melhores jogos de futebol da geração de 32bits, apenas destronado um par de anos mais tarde pelo.. seu sucessor. Na sua altura foi de longe, o melhor!)



1 comment:

  1. Saudações!
    Belo texto, isso me fez relembrar bons tempos de minha infancia ao jogar o Winning Eleven 3 nas locadoras de video-game. Aliás essa é uma peculiaridade, aqui no Brasil se chamava Winning Eleven (como no Japão), nos EUA lembro que era ISS assim como na Europa, só então passou-se a chamar PES.
    Gostava muito de jogar com meus amigos, mas esse game também tinha sua dificuldade no modo single. Lembro que a galera apostava com quem conseguisse jogar uma partida de 10 minutos sem levar um gol sequer do time FC Divo (aquele rubro-negro com todos os craques que não foram a copa de 1998).
    Aliás, outro game que também passei tempos a jogar foi o Need For Speed High Stakes. Fica a dica para um review.
    No mais, agradeço a equipe Game Chest por escreverem sobre esta video jogo que tanto me traz lembranças.

    ReplyDelete