Deixa-me lá ver se encontro...

9.6.13

Super Mario World

Data de Lançamento: 11/04/1992
Género: Plataformas
Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo











Pois é, parece que fui contagiado pelo bichinho de Super Mario quando peguei no Super Mario Land. Era impensável que eu, como fundador deste blog e principal retro-reviewer, não fizesse a análise a Super Mario World da Super Nintendo.
Estar em casa dos meus primos a jogar SMW é talvez das memórias mais longínquas que tenho da minha vida. A paixão por este jogo e por esta consola era tanta que quando me foi oferecida no natal de '95 no dia a seguir fiquei com febre.. Este jogo nem foi um dos que me ofereceram. Vinha antes aquele famoso pack com o Super Mario All Stars.

Mas voltando ao jogo em questão, Super Mario World surge juntamente com o lançamento da nova consola de 16 bits da Nintendo. O jogo surge numa época de grande expectativa pois estava para acontecer o salto evolutivo que o ramo das consolas há muito esperava depois do crash de '84. 1991 foi o ano das grandes revelações! Além da Nintendo, a SEGA também lançava no mercado a novíssima Mega Drive também de 16bits que prometia fazer uma dura concorrência à Nintendo. Pior que isso, a SEGA surgia com uma nova mascote que mostrava ser altamente forte. Essa mascote tinha o nome de Sonic! Portanto a Nintendo além de ter que estar ao nível da expectativa dos fãs, tinha que de alguma forma trazer mais alguma coisa que aliciasse os jogadores de forma a não perder para a concorrência. Super Mario World era naquele momento a carta mais forte que a Nintendo tinha à sua mão. Digo isto desta forma porque com o Sonic, a SEGA conseguiu ganhar muito terreno à sua rival Nintendo, principalmente no mercado Europeu, e a popularidade de Mario perdeu espaço nesta zona do globo.

Apesar disso tudo na minha opinião (mas visto que sou suspeito em falar, acho que perco créditos nesta matéria) Super Mario World mostra-se superior a Sonic, e mostra-se superior a qualquer outro jogo de plataformas até àquela data. Este Mario é um jogo com muito poucas falhas, e apresenta-se com muitas novidades, além de aproveitar tudo o que melhor em todos os seus antecessores. Deixem-me então mostrar-vos o porquê, ponto por ponto:



Gráficos: O visual de SMW mostra-se limpo e bonito, com cores vivas e uma definição apenas possível numa consola de 16bits. Mas o que mais me impressiona nestes gráficos são as animações! Não nos podemos esquecer que estamos a falar de um jogo de '91 e de uma consola nova. As animações nos videojogos nunca tiveram muito espaço, e com o tempo isso veio a mostrar num mecanismo essencial para melhorar o aspecto visual nos videojogos, talvez até num dos mais importantes de todos. E em SMW isso vê-se por todo o jogo: No Mario (ou Luigi), nos Koopas, nos Troopas, no Yoshi, no cenário, no mundo.. enfim em TODO o lado existem animações especificas para os intervenientes do jogo. Nota-se bastante bem por exemplo quando Mario apanha a capa voadora. Esta movimenta-se de uma maneira extremamente fluída cada vez que aceleramos ou mudamos repentinamente de direcção ou até quando fazemos um ataque rotativo com ela. Os cenários também são muito variados com uma apresentação diferente em vários níveis  diferenciando temas em cada área do mundo.. Nos níveis sub-aquáticos, nas grutas, depois existem vários estilos de castelos, mais as mansões assombradas, cada um deles mostrando detalhes novos desde o inicio até ao final do jogo. Também existem inimigos específicos nestes níveis que proporcionam uma experiência nova a cada passagem de nível o que torna SMW uma experiência revitalizante a medida que se vai avançando no jogo. E claro dou a cotação máxima à beleza artística do jogo!

Jogabilidade: Está simplesmente… brilhante! Ainda hoje considero este um dos melhores jogos de plataformas da minha vida e isso deve-se muito à experiência de jogo proporcionada por Super Mario World! Como disse anteriormente, este novo Super Mario aproveita o melhor do que existe dos títulos anteriores. Portanto contem com os power ups habituais como os cogumelos, a flor de fogo, vidas, e a capa que é uma melhoria da pena de Mario Brothers 3. Agora contem com um novo amigo que nos vai ajudar a ultrapassar os níveis. Falo, é claro de Yoshi! Com Yoshi é possível comermos praticamente todos inimigos que nos aparecem à frente. Além disso serve como protecção adicional contra vários tipos de armadilhas como espinhos no chão ou bolas de fogo, devido às botas que o Yoshi usa.. Ainda no Yoshi, cada Koopa que ele engole, dá direito a um novo movimento que para ser usado em nosso beneficio dependendo da cor da carapaça. Se for vermelha dispara três bolas de fogo, verde volta a disparar a carapaça de volta, roxa dá direita a um par de asas..
A capa mais uma vez também insere uma dinâmica especial ao jogo visto que pode ser utilizada de varias formas, sendo essencial para descobrir vários segredos e zonas secretas nos níveis. Esta versão de obriga o jogador a ter mais perícia em controlar o voo de Mario (ou Luigi se for o caso) tendo que apanhar balanço e, no ar aproveitar os movimentos descentes para conseguir o impulso necessário para voltar a subir. Esta aerodinâmica trás uma forma mais realista e difícil de controlar a personagem, o que torna mais interessante a abordagem ao jogo.


Som: Quando falamos de Mario, associamos à empresa Nintendo. Mas principalmente deveríamos associar a um grande génio da industria dos videojogos chamado Miyamoto! Este é um dos grandes nomes da história desta industria, talvez até o mais importante, visto que foi o principal responsável pela volta que deu aos videojogos recuperando e aumentando o seu estatuto na era pós-crash. E sendo um génio, Miyamoto percebeu que um grande jogo nunca poderia ser memorável sem ter uma grande banda sonora. Com o salto para a 16bits esta foi uma aposta a fazer, e SMW cumpre a expectativa com faixas espectaculares! A vivacidade que as musicas transportam para os níveis mexem inevitavelmente com a emoção dos jogadores. Os sons suaves e alegres utilizados, colocam sempre um sorriso na cara, e tornam a experiência de jogo feliz em todos os momentos. Mesmo naqueles onde já perdemos 10 vidas no nível muitas delas de forma parva. Os efeitos sonoros têm também o mesmo efeito sobre o jogador. Esta abordagem (que eu me identifico mais) não teve uma reacção tão positiva no mundo ocidental onde também estava a emergir uma personagem histórica no mundo dos videojogos – O Sonic. Este tinha um ar mais rebelde que se identificava mais com uma faixa etária mais adolescente, e muitos trocaram o Mario pelo ouriço azul. Mas no Japão o sucesso com Super Mario World foi estrondoso! A sonoridade considerada talvez infantil, na cultura japonesa era vista como adorável, e foi considerada quase como um hino aos jogos de plataformas.

Longevidade: São perto de 100 níveis!! Sim leram bem, 100!! A primeira reacção ao lerem isto provavelmente será: “Ganda seca!! Isso nunca mais acaba!! Chego a velho e nunca mais acabo o raio do jogo!!”.. mas não é assim que acontece. Como disse ainda à pouco Miyamoto é um génio, e tal como o jogo diz isto é o Mundo do Super Mario. A forma como este mundo está estruturado não obriga o jogador a passar por todos os níveis. Uma boa parte destes níveis são opcionais pelo que o jogador só os joga se o entender, ou até mesmo, se conseguir descobrir como chegar a eles. O mais engraçado no meio disto é que provavelmente não largarão o jogo enquanto não conseguirem espremer  tudo o que tiverem direito dos níveis! Níveis estes que apresentam uma vasta variedade em todos os sentidos como já referenciei portanto quem joga fica sempre com sentimento de estar pisar terreno virgem. Até porque só existem determinados elementos em certos níveis. Das primeiras vezes que me lembro finalizar Super Mario World, nos créditos mostravam todos os inimigos que surgem ao longo dos níveis e sempre achava estranho nunca ter visto alguns deles.. isso só demonstra até que ponto vai o detalhe desta obra prima!

Portanto volto a frisar aquilo que tenho vindo a escrever até aqui acerca deste jogo: Super Mario World foi o melhor jogo de plataformas na sua altura, apenas sendo superado (na minha humilde opinião) pelo seu sucessor da Nintendo 64 (jogo que também tem a sua quota parte de influência na minha infância). Não houve outro título de plataformas que fosse tão vasto e tão completo como este! Superou em muito o seu antecessor e levou o nome da série a patamares nunca antes atingidos. Só não consegui um espaço isolado devido à terrível força que Sonic conseguiu na Europa e EUA, mas ainda assim penso ter ganho a batalha pelo melhor jogo de plataformas.

Gráficos: 9.0 (Limpos, bonitos, eficazes, com animações que fazem as delicias dos mais novos e mais velhos)

Jogabilidade: 9.5 (é tudo aquilo que os melhores jogos de plataformas representam e mais qualquer coisa)

Som: 8.5 (Músicas adequadas à acção com uma qualidade nunca antes vista, mostrando o quão boa pode ser a qualidade sonora de uma consola 16bits)

Longevidade: 9.5 (O jogo é grande em todos os sentidos, grande e muito bom. Adequado a todas as idades e óptimos para voltar a jogar com todo o gosto!)


Nota Final: 9.5 (Para mim Super Mario World é um dos melhores jogos de todos os tempos! O jogo se lançado nos dias de hoje seria considerado muito bom, ainda que tendo este aspecto. Perfeito, adequado a todas as idade, e para toda a vida! Justifica completamente a minha nota! Se nunca o jogaram, joguem.. Agora, já!!)


5 comments:

  1. É bem verdade o que escreves! É um dos melhores jogos de sempre, um dos meus favoritos (que saudades das tardes que passava a jogar isto) e sem dúvida intemporal! É daqueles que os meus netos, se os vier a ter, irão jogar devido ao avô. xD

    ReplyDelete
  2. Acho que foi este o primeiro jogo que joguei numa SNES... ou o SF II :P

    E partilho o que disse o Pedro! :P

    ReplyDelete
  3. Bem, em todas as reviews que já li deste grande clássico não há uma que não o compare com o seu eterno rival. De facto, SMW ganha no parâmetro da longevidade, mas no que toca aos outros, não concordo. Na minha opinião, as músicas do Sonic superam de longe as de SMW, com temas memoráveis, como o épico Green Hill Zone ou Spring Yard Zone. Os gráficos de Sonic também são muito mais coloridos e animados que estes e a jogabilidade dele também não podia ser mais fácil (o d-pad e 1 botão de ação é tudo o que é preciso) e desafiante, tendo em conta que nenhum outro jogo de plataforma conseguiu implementar uma jogabilidade rápida e fluída como este.
    Podem dizer o que quiserem, mas esta é a minha opinião.

    ReplyDelete
  4. É uma opinião que claro que aceito. As minhas preferências tendem a cair para o SMW só porque cresci com ele (e por ser um jogo igualmente excelente). Mas é bom existirem este tipo de divergências. Só prova mais uma vez que esta foi uma época espectacular para as consolas que tinham exclusivos brutais a alimentar a guerra entre consolas... enfim, good old times

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente, a tendência é gostar daquele com o qual passamos mais tempo. No meu caso, o primeiro que conheci foi o super mario (o 8-bit) naquelas consolas baratas. O sonic conheci-o por emulador mas depois emprestaram-me uma Mega Drive e tive oportunidade de jogar bastante o sonic 2 (Só o passei por emulador, mesmo assim cheguei até à dead egg no Mega) e foi a partir dele que comecei a interessar-me por jogos e consolas retro. Actualmente, no "universo" retro tenho 2 objetivos por cumprir, o 1º é comprar uma Saturn (a consola do ano em que nasci, sim eu sou de 95) e o outro é jogar numa super nintendo pois é uma das poucas que nunca sequer vi ao vivo, daí gostar mais do sonic do que deste, embora já tenha jogado SMW no emulador.

      Delete