Deixa-me lá ver se encontro...

13.10.13

Kurushi

Data de Lançamento: 15/10/1997
Género: Puzzle
Produtora: G-Artists
Editora: Sony









Ah que belos anos ’90!! A evolução das consolas e dos videojogos (foram 4 gerações a surgir nesta década), o florescimento internacional envolta da indústria, o surgimento de jogos excelentes que mudaram o ramo (Mario 64, Metal Gear Solid, Sonic, Zelda: Ocarina Of Time, Final Fantasy VII, etc…) e, a condenação da imprensa devido à violência nos videojogos.
O tema já existia com jogos como Space Invaders a serem considerados violentos (O quê?? A sério??? AAHAHHAHAHHA!!), mas efectivamente ganhou um peso sério a meio da década de ’90 com jogos como Mortal Kombat, Wolfenstein 3D, Doom, Duke Nukem a fazerem as delícias dos noticiários, categorizando os videojogos como impulsionadores de tornarem jovens adolescente em delinquentes. Isto levou a ser criado um sistema de atribuição de idades para cada jogo de forma a sinalizar os pais. Ainda assim muito comentadores continuavam a atribuir as culpas aos videojogos sempre que alguma catástrofe envolvendo adolescentes violentos acontecia (e ainda hoje o fazem), ao invés de fazerem uma introspectiva às falhas da sociedade moderna e à causa-efeito que estas trazem. Um caso que foi bastante falado foi o “Columbine” onde dois adolescentes armados entraram numa secundária e assassinaram vários colegas de escola e professores, acabando eles por serem mortos no final.

Mas afinal o que é que Kurushi tem a haver com isto tudo, visto que nem sequer se tratar de um jogo violento? Absolutamente tudo! Lançado também nos anos ’90, mais exactamente em 1997, Kurushi aborda uma temática muito mais didáctica! Kurushi é um puzzle onde existe um corredor quadriculado e vários cubos que vão rodando sobre ele. Nós controlamos um homenzinho (que mais parece o boneco do primeiro Pitfall, mas em 3D) que corre pelo corredor evitando ser esmagado pelos cubos. A função é eliminar os cubos antes que eles caiam do fundo do corredor. O nosso homenzinho tem a tarefa de seleccionar um quadrado no chão (com o botão “X”)de forma a quando o cubo lhe passar em cima eliminamos-o (voltando a seleccionar “X”). O objectivo é eliminar todos os cubos antes que eles caiam no abismo. A cada “x” número de cubos que caiam, é destruída uma linha do corredor deixando-nos com menos espaço de comprimento para executar as nossas tarefas.

Para nos dificultar ainda mais e tornar o raciocínio ainda mais complexo é adicionado mais dois tipos de cubos: Os escuros e os verdes. Os escuros são cubo que devemos evitar eliminá-los e deixá-los cair pois o efeito é contrário ao dos cubos normais (cada cubo escuro que eliminarmos significará uma linha destruída). Os verdes, ao eliminá-los irá surgir uma área verde à volta que eliminará todos os cubos dessa área carregado no botão “triângulo”. Mas é preciso ter cuidado porque se tiver algum cubo escuro nesse espaço estamos fod… feridos! Mas se conseguirmos fazer uma jogada perfeita em que eliminamos todos os cubos excepto os escuros.. somos recompensados com a adição de uma nova linha tornando o tapete mais comprido.
O Game Over acontece quando o nosso homenzinho vai pelo abismo abaixo (Dona Alzira: Ai jesus!! Cruzes! Credo! Tenho d’abisare o homem quando paxare a esfregona.. !).Nesse momento é-nos atribuído uma espécie de Q.I. consoante a pontuação que tivemos até àquele ponto. Pois está claro que vamos querer fazer ainda mais melhor para acharmos que somos supra-inteligentes!



E basicamente o jogo resume-se a isso. Os gráfico são minimalistas mas engraçados (A Dona Alzira faz um bom trabalho a deixar o chão sempre limpo e brilhante). A música é que acaba por trazer uma dinâmica inesperada e diferente do habitual. A faixas épicas dignas de um filme de Steven Spielberg fazem com nos sintamos uma espécie de Indiana Jones a desvendar o mistério dos cubos (Dona Alzira: Ó xinhore.. vocemecê está enganado.. O Indana Jónes é do outro, do Jorge Lucas..). Os tutoriais são óptimos e vêm com explicação em voz (mas apenas serve se entenderem inglês), mas de qualquer forma a dificuldade é progressiva, e certamente não serão pessoas de desistirem logo à primeira vez.


Sem dúvida alguma Kurushi é um daqueles jogos que tendo em casa vamos querer mostrar a todas as pessoas. É um daqueles jogos a ter sempre na prateleira para de vez em quando fazermos um exercício mental e desenjoarmos de outros jogos ou até da nossa rotina diária.

Gráficos: 6.0 (Cubos coloridos, um homem poligonal, e um cenário preto.. e mai nada!

Jogabilidade: 8.5 (Extremamente simples e inteligente! Às vezes é o mais difícil de criar.)

Som: 7.0 (Aqui vamos nós numa viagem épica ao jogo dos cubos)

Longevidade: 8.0 (O replay value é altíssimo! A jogabilidade torna o jogo extremamente aditivo!)



Nota Final: 7.3 (É um jogo simples e a ter na colecção. Não é nenhuma obra de arte mas é certamente intemporal. Adequado para fazer uma “pausa” nos jogos, e óptimo para nos saciar quando tempos aquele sentimento de “apetece-me jogar alguma coisa mas nem sei bem o quê”. Arranjem este título.)


No comments:

Post a Comment