Deixa-me lá ver se encontro...

22.9.11

Tony Hawk's Pro Skater

Data De Lançamento: 31/08/1999
Género: Desporto
Produtora: NeverSoft
Editora: Activision









Quem é que não conhece Tony Hawk? Tony Hawk é nada mais, nada menos, que o melhor Skater de TODOS os tempos e, um dos desportistas mais conceituados e influentes da História, ficando ao lado de nomes como Péle, Kelly Slater, Michael Jordan ou até mesmo Tiger Woods. Mas o mais incrível, é que este senhor é quem é, não só pelos dotes incríveis que possui em cima de uma tábua com rodas, mas também, por causa deste jogo que foi baptizado com o seu nome.

Passava o ano de 1999, quando a Activision decide fazer o que ainda não tinha sido feito. O melhor jogo de skateboard de SEMPRE. E não havia ninguém melhor que o “homem-pássaro” para dar a licença do seu nome para este magnifico jogo. Vamos analisá-lo ao pormenor:

Gráficos: Espantosos, para começar! Skaters, skates e cenários perfeitamente bem concebidos. Nenhum outro jogo de desporto está tão bem desenhado como THPS. Além de levar pontos positivos pela bela apresentação gráfica, ganha em muito pela originalidade que mostra no design dos níveis, captando a verdadeira essência do Skateboarding. “O qué q’eu tou prá’qui a dizer?” Se estavam a espera de níveis em competições, com gigantescos Half-Pipes, enganem-se! Aqui os níveis passam-se zonas urbanas desde cidades, a centros comerciais e armazéns! Mas na verdade o ponto alto no grafismo são mesmo as animações. As animações estão qualquer coisa de outro mundo, reproduzindo na perfeição todas as manobras executadas na vida real. Os skaters não fazem instantaneamente os truques, há um movimento corporal da personagem que é perfeitamente perceptível em jogo, o que transporta THPS para um patamar bastante elevado e rico em pormenores.

Jogabilidade: Esta é a melhor parte do jogo. Antes de THPS, o difícil em conceber um jogo de skates estava em como fazer executar dezenas de manobras de uma forma simples e eficaz. A Neversoft descobriu a solução perfeita - através de combinações básicas. Eu traduzo: o “X” é para saltar, o “O” para truques com as mãos, o Quadrado para truques com os pés, e o Triângulo para “Grinds”. Misturem os botões direccionais e obtêm dezenas de possíveis manobras para se executar. Ok mas só isto não chega pois não? Foi nisto que a NeverSoft também pensou, então criou missões para cada nível envolvendo apanhar cassetes e locais de difícil acesso, colectar as letras S-K-A-T-E, e além disso, em todos os níveis existem elementos de interacção que nos dão mais pontos bónus por truque. Por exemplo: Façam o Kickflip (pff ok é canja). Ah! Agora façam outro por cima a paragem do autocarro (glup!).
Como se ainda não bastasse, os níveis estão estruturados de diferentes formas dando ao jogador uma abordagem diferente da que teve no nível anterior. Portanto, num nível podemos estar uma arena de competição como no nível a seguir estamos em Downhill com um ponto de partida e outro de chegada, ou então temos uma zona urbana livre para praticarmos skate. Isto é bastante inteligente, pois faz com que o jogador não se aborreça facilmente no modo carreira, dando ainda mais prazer em jogar.

Som: Genial! Não, vos falo apenas do som realista das rodas a rodar sobre os vários tipo de pavimentos, nem das quedas dos skaters a partir uma perna e a magoarem-se nas costelas. Ah nem vos estou a falar do som ambiente das cidades e dos vidros a partirem-se não… genial é a abordagem destes senhores ao som do jogo. Este jogo demonstra a verdadeira alma dos skaters, portanto tem de ter uma banda sonora digna do mesmo. Ao longo do jogo somos acompanhados por bandas como GoldFinger, Suicidal Tendencies ou Primus, num conjunto de 11 faixas! E genial porque nunca outro jogo trouxe a musica para tão perto da experiência de jogar!

Longevidade: O modo carreira será o mais interessante dos modos de jogo pois é o que permite desbloquear novos cenários e aumentar o status de cada skater, permitindo fazer manobras ainda mais arrojadas. Este modo é composto por 9 níveis cada um com 5 missões, alem das que já disse anteriormente, as de colectar as letras S-K-A-T-E e encontrar uma cassete escondida, também temos de destruir ou derrubar 5 objectos por cada nível. As 2 missões restantes são as de bater os recordes de pontuação. Não é assim tão fácil de completar as missões pois no modo carreira temos apenas 2 minutos por cada tentativa para tentar completar as missões. Mas no entanto podemos sempre treinar no modo de jogo “Single Session” que nos permite explorar os níveis a que temos acesso sem limite de tempo. O modo de 2 jogadores fará as delícias de muitos. A ideia é a mais básica e ao mesmo tempo a mais desafiante e divertida: ver quem faz mais pontos dentro do tempo limite. Portanto, um Tony Hawk’s é um jogo para muitas, longas e divertidas horas.


THPS é também um jogo feito de pormenores e sentido de humor. Muitas áreas que achamos impossíveis de aceder, com algum esforço, muita imaginação e técnica, dá para lá chegar. Além disso existem outras opções como revermos uma performance através do replay, que nos mostra as melhores manobras sob diferentes ângulos e slow-motion. No final de cada personagem temos acesso a vídeos cheios de manobras dos mesmo a fazer a delícias dos skaters que pegarem no jogo. Mas poderá não ser a melhor recompensa para todos, além de que os vídeos são um pouco pequenos e não têm assim tanto conteúdo quanto isso. Mas isso não estraga a genialidade deste jogo que vai levar uma excelente nota no veredicto:

Gráficos: 8.5 (Grandes gráficos com excelentes animações, 5*)

Jogabilidade: 9.5 (Posso dizer perfeita? Não? Então é quase perfeita)

Som: 8.0 (A forma mais directa de nos levar ao espírito rebelde do skateboarding)

Longevidade: 9.0 (É um jogo intemporal ainda brutal nos dias de hoje)



Nota Final: 9.0 (Este jogo é um tributo á modalidade, não representa apenas entretenimento, mas representa o destaque merecido que o skateboarding nunca teve. Parabéns Neversoft, parabéns Activision, parabéns Tony Hawk)

No comments:

Post a Comment