Deixa-me lá ver se encontro...

16.9.12

Porsche Challenge


Data De Lançamento: 15/09/1997
Género: Corridas
Produtora: SCE Studio SoHo
Editora: Sony









Ena pá! Mais um jogo de corridas depois de Ridge Racer! Mas calma lá com isso.. Este não é um jogo de corridas qualquer. Aqui só existe é porsches! O que é uma pena, porque eu a jogar estes jogos parece que estou a conduzir carrinhos de choques, acho que vou riscar a pintura toda. Por acaso até nem risco, até porque esta pintura não se estraga (a robbialac anda danada com esses gajos!), e ainda bem porque os carros até nem têm muito mau aspecto neste jogo.

A apresentação gráfica deste jogo até foi algo que me surpreendeu. Os gráficos não são nada maus para um jogo que não aparentava trazer nada de novo ao género nem á consola. Mas pelos visto a os estúdio SoHo da Sony têm cartas na manga para apostar. E fazem muito bem em apostá-las! Ao jogar este jogo, deparei-me com o típico jogo de corridas arcade, muito ao género do jogo analisado antes deste. E apesar da crítica em volta deste jogo ter sido má, a verdade é que encontrei um jogo divertido para se passar um bom bocado. Existem franchisings (sim, é um franchising da Porsche) bem piores.

Podemos escolher 7 personagens diferentes (cada um tem o seu carro específico) e temos de correr  14 pistas em 4 países diferentes (Japão, EUA, Alemanha, Suíça). As corridas começam logo em andamendo com uma cena de “picardia” entre os condutores e o obejtivo é acabar em 1º. Por um lado isto é estranho pois partimos em grande desvantagem. O normal é encontramos (se forem capazes eheh!) o adversário do 1º lugar já a meio da 2ª volta. Por outro lado é precisamente isso que torna Porsche Challenge mais aliciante. Os controlos são relativamente faceis de utilizar, mas requerem alguma habituação (nomeadamente no que toca a cortar curvas). Para esse efeito existe o modo training antes de começarmos a competir a sério. Mas os menus são um bocado chatos com promenores desnessários, para um jogo que deveria ser só selecionar e começar a jogar.

A inovação em Porsche Challenge resume-se ao mapa circular no canto inferior esquerdo, que aponta a distância a que estamos dos nossos concorrentes, muito semelhante a um radar. Mas deixo a triste observação que não conseguimos ver a forma da pista durante a corrida. Isso é que dava um jeitasso para gerir melhor a nossa velocidade na pista. Sempre podemos olhar pa elas durante 5 minutos antes de começarmos a corrida e fazer um esforço titânico para nos lembrarmos a pormenor das curvaturas todas, ou então… talvez não.












Mas a banda sonora é muito boa cheia de classe! Sinto me num daqueles filmes de acção espionagem dos anos 70, no momento de acção em que perseguimos alguém em fuga! A fusão instrumental blues/rock/Funk/ faz-nos sentir Roger Moore em 007. Infelizmente sem as Bond Girls


Porsche Challenge foi o 1º jogo a ser lançado (juntamente com Rapid Racer) deste estúdio subcidiado da Sony. A Team SoHo não fez um mau trabalho em Porsche Challenge, mas por esta altura jogos com este calibre e qualidade, dentro do género das corridas eram mais comuns. Se tivesse sido lançado um ano antes a conversa seria diferente. Mas continua a ser um jogo de arcada divertido mas com poucos argumentos para se destacar ou afirmar de outros jogos. Seguindo para as cotações:

Gráficos: 7.0 (Boa apresentação com carros bonitos e bem desenhados)

Jogabilidade: 6.0 (Requer alguma habituação mas é um bocado irreal ainda assim)

Som: 7.0 (Uma banda sonora agradável e contextualizada)

Longevidade: 6.0 (Dá para nos divertirmos um bocado. Mas falta conteúdo)



Nota Final: 6.5 (É a isto que se resume Porsche Challenge, um jogo banal, simples, divertido, mas em todos os aspectos medianos. Ainda assim aconselhável para quem gosta de jogos de carros)


2 comments:

  1. À primeira vista até pensei que isto era o Need for Speed Porsche unleashed :P

    Esta era outro jogo que eu também tinha num cd de demos (a registered users demo). Não cheguei a jogar muito porque estava ocupado com as demos do Hercules e Crash 3 mas os gráficos eram óptimos e a música também. A ambiência não faltava ao jogo :)

    ReplyDelete
  2. Mas este também surgiu numa demo oficial da playstation... as famosas Demo 1 que vinham com a consola. Nessa demo se não me engano vinha o Rosco Mcqueen, um FPS que se chamava Tenka, e o Abe's Oddysee

    ReplyDelete