Data De Lançamento: 29/09/1995
Género: Corridas
Produtora: Namco
Editora: Sony
Muito bem, já há bastante tempo que não me calha um jogo de
corridas, não que seja o meu género de eleição mas também nada como um bom jogo
de carros para que quebrar a rotina de jogatana. E que jogo este que me haveria
de calhar!
Ridge Racer é nada mais, nada menos meus senhores e
senhoras, que o 1º jogo a ser lançado na playstation. Sim, este jogo veio na 1ª
remessa de jogos que acompanharam o lançamento da consola da Sony.
Este jogo foi um port que a namco fez das máquinas de arcada
mantendo-se práticamente igual, com a diferença de não ser necessário colocar
moedas constantemente, e de a priori também não termos um volante enorme em
casa (aaggrrr!!).

Vá, não se assustem. O jogo não é assim tão mau, bem pelo
contrário. Se formos a ver na altura era um jogo digno de uma nota excelente. E
por isso mesmo fez um grande furor. Ao começarmos o jogo (jogamos uns segundos
de Galaxian!!) podemos seleccionar as pistas desejadas e temos um leque de mais
de uma dúzia de carros para corrermos. Cada carro tem determinadas
características e cabe-nos a nós escolhermos as que nos são mais convenientes.
Para o vermelho é o melhor. Porquê? Porque é do Benfica… Mas cada carro é
diferenciado pela capacidade de manobras, velocidade e acelaração, mas
sinceramente as diferenças sentidas entre os carros pouco contam.
Não tem nada que saber. Basta carregar no “X” para acelarar
e travar um pouco antes das curvas. A novidade aqui além do 3D é que podemos
controlar a derrapagem do carro, apesar de demorar um pouco até entendermos o
sistema, mas com o tempo lá chegamos. O carro entra numa espécie de descontrolo
e temos de equilibrar a direcção depois. Para facilitar a chegada ao 1º lugar
podemos utilizar alguns atalhos existentes pelas pistas, alguns mais dificeis
de encontrar que outros mas dão sempre jeito visto que os adversários também
usufruem deles para chegar ao topo do pódio.

E é assim, não existe muito mais para fazer em Ridge Racer.
Mas tal como disse no inicio temos que compreender que é um jogo de 1995, e que
apesar de tudo se torna bastante divertido para jogar principalmente se o
jogarmos com amigos a fazer competições. Os gráficos eram fenomenais na altura,
com muita cor e vivacidade com a ajuda obviamente dos cenários mechidos das metropoles
cheios de painéis reluzentes e edifícios modernos. Neste tipo de jogos, o
grafismo 2D tornava o género pouco atractivo e desinteressante, e por isso
mesmo não existiam muitos jogos de corridas de carros, panorama que se veio a
inverter após esta época, e Ridge Racer teve o privilégio de ter estado na
linha da frente desse acontecimento, e sejamos sinceros conseguiu corresponder
muito bem dadas as circunstâncias.
Gráficos: 7.5 (Metrópoles enormes, com tuneis, viadutos, e…
repararam na gaja com o painel ao inicio?hm-hm… gosto!)
Jogabilidade: 7.0 (Após dominarem o “drifting” vai-vos
parecer bastante melhor)
Som: 6.0 ( Sabe bem ouvir o som dos motores de alta
velocidade, mas o fernesim eléctrico da voz do comentador enerva um bocado)
Longevidade: 6.5 (irá jogá-lo até ao fim.. se não tiver algo
melhor pa fazer)
Nota Final: 6.8 (Ok não é um jogo mau, mas também não é um
jogo que marque de alguma forma. Marca por ter sido uma novidade na altura, mas
consegue ainda, ser divertido na sua condução do tipo arcada.)
Joguei um pouco do RR Type 4 mas na altura não liguei muito (e há quem diga que é o melhor jogo de corridas da PSX).
ReplyDeleteMas agora, ano depois e com muitos jogos de corridas por trás, hei-de experimentá-lo outra vez. Afinal de contas, eu ADOREI o Outrun 2006 no PC (com o comando da Xbox 360 tornasse no melhor jogo de corridas DE SEMPRE!) e esse também usa e abusa dos drifts.
Aliás, devias de experimentar o Outrun 2006, mas joga com um comando da X360 ou parecido, com a aceleração e travão no triggers.