Data de Lançamento: 08/04/2000
Género: Corridas
Produtora: Attention To Detail
Editora: Sony
O Rollcage original foi
um daqueles jogos que a crítica na globalidade, aclamou como óptimo, mas que
nunca vendeu as quantidades que merecia. Foi ensombrado em excesso pelo
superficialmente semelhante WipEout, contudo, os seguidores
dedicados de Rollcage dir-lhe-ão que é um jogo melhor.
Um race’em’up de
ficção cientifica, Rollcage, criou uma nova atracção de carros
com rodas maiores do que os seus corpos. Isto permitiu aos veículos atingirem
rochas, passar-lhes por cima e prosseguir. Melhor ainda, o jogador poderia
também correr por tectos de túneis sair a voar pelo outro lado,
aterrar de pernas para o ar e nem reparar. Mas por muito bom que fosse, o jogo
tinha alguns problemas de controlo que conduziam a alguns momentos muito
confusos, como quando o seu carro ficava fora de controlo e, subitamente
passava de primeiro para quinto lugar.
Sabiamente, a primeira coisa que os
criadores resolveram quando desenvolveram a sequela foi o manuseamento. Desta
vez, os carros parecem muito mais presos ao chão e, embora ainda seja provável
que aconteçam coisas estranhas, agora a culpa é mais do jogador do que do jogo.
Naturalmente, Rollcage Stage II conta com todos os elementos
que se esperam de uma sequela. Há armas novas e melhoradas, mais carros para
escolher e diferentes estilos de pistas.
No entanto, os criadores foram além do
apelo do dever e continuaram a adicionar novas características. Há cerca de 16
estilos de jogo e uma surpreendentes 60 pistas. Algumas estão escondidas
como Rubble Soccer e Pursuit, nas quais o jogador
tem de, respectivamente , atirar grandes pedras para a baliza do adversário e
apanhá-lo num circuito oval. Mas outras, como a destruição em massa de Total
Racing, estão lá à partida.
O modo Scramble é, de
longe, a inclusão mais significativa a Stage II, contando com
pistas loucas, género montanha russa, sem quaisquer barreiras de choque. O
objectivo de Scramble é simplesmente percorrer a pista, sem se
preocupar em apanhar armas ou eliminar o inimigo. Embora isto possa soar
estupidamente simples, o design diabólico das pistas (todas incrivelmente finas
com ângulos de 45 graus e loops que desafiam a gravidade)
desafiará todos os jogadores. Por mais frustrante que Scramble possa
ser, darão por voces a jogar às 4 da manhã, faminto, após ter perdido o pequeno
almoço, almoço, e o jantar do dia anterior por não se conseguirem afastar.
Surpreendentemente, Rollcage Stage
II não é um grande salto em termos gráficos. Mas provavelmente, não
precisa de o ser. Os gráficos foram suficientemente impressionantes da primeira
vez e é melhor ter muita velocidade sem problemas do campainhas
e assobios desnecessários. As subtis melhorias do visual (novos efeitos
pirotécnicos nas armas e voos ocasionais das naves espaciais) são bem vindas
mas não acrescentam nada à jogabilidade. Se há alguma que nos podemos queixar é
a musica e da apresentação. Tal como seu predecessor, Rollcage Stage II imita
demasiado o estilo de WipEout. Embora não haja nada de errado com a
banda sonora tal como é, ela empalidece junto dos grandes de WipEout e
confirma somente a opinião errada de muitas pessoas segundo a qual Rollcage é
um jogo inferior.
Rollcage é
suficientemente forte para aguentar nos seus próprios pés. Se quisesse vender
aos milhões, precisava de forjar uma identidade própria e não tentar parecer
com outra coisa. Isso será para o próximo Rollcage a seguir a
este (esperemos que ainda venha a ser feito). Vamos por de lado os preconceitos
relacionados com WipEout, e vamos-nos divertir com um dos melhores
jogos de corridas da PSX.
Gráficos: 8.0 (Suficientemente bonitos, mas é a velocidade
que surpreende)
Jogabilidade: 8.0 (16 modos diabólicos e viciantes)
Longevidade: 8.0 (Ficará a jogar durante anos!)
Pontuação Final: 8.0 ( Os jogos de corridas não podem ficar
muito mais excitantes do que isto. Rollcage Stage II é muito
mais do que uma sequela. Gráficos melhorados e jogabilidade expandida significa
que este jogo pode estar a par com os melhores!)
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