Deixa-me lá ver se encontro...

15.12.12

Rollcage Stage II


Data de Lançamento: 08/04/2000
Género: Corridas
Produtora: Attention To Detail
Editora: Sony








Rollcage original foi um daqueles jogos que a crítica na globalidade, aclamou como óptimo, mas que nunca vendeu as quantidades que merecia. Foi ensombrado em excesso pelo superficialmente semelhante WipEout, contudo, os seguidores dedicados de Rollcage dir-lhe-ão que é um jogo melhor.



Um race’em’up de ficção cientifica, Rollcage, criou uma nova atracção de carros com rodas maiores do que os seus corpos. Isto permitiu aos veículos atingirem rochas, passar-lhes por cima e prosseguir. Melhor ainda, o jogador poderia também correr por tectos de túneis  sair a voar pelo outro lado, aterrar de pernas para o ar e nem reparar. Mas por muito bom que fosse, o jogo tinha alguns problemas de controlo que conduziam a alguns momentos muito confusos, como quando o seu carro ficava fora de controlo e, subitamente passava de primeiro para quinto lugar.

Sabiamente, a primeira coisa que os criadores resolveram quando desenvolveram a sequela foi o manuseamento. Desta vez, os carros parecem muito mais presos ao chão e, embora ainda seja provável que aconteçam coisas estranhas, agora a culpa é mais do jogador do que do jogo. Naturalmente, Rollcage Stage II conta com todos os elementos que se esperam de uma sequela. Há armas novas e melhoradas, mais carros para escolher e diferentes estilos de pistas.
No entanto, os criadores foram além do apelo do dever e continuaram a adicionar novas características. Há cerca de 16 estilos de jogo e uma surpreendentes 60 pistas. Algumas estão escondidas como Rubble Soccer e Pursuit, nas quais o jogador tem de, respectivamente , atirar grandes pedras para a baliza do adversário e apanhá-lo num circuito oval. Mas outras, como a destruição em massa de Total Racing, estão lá à partida.

O modo Scramble é, de longe, a inclusão mais significativa a Stage II, contando com pistas loucas, género montanha russa, sem quaisquer barreiras de choque. O objectivo de Scramble é simplesmente percorrer a pista, sem se preocupar em apanhar armas ou eliminar o inimigo. Embora isto possa soar estupidamente simples, o design diabólico das pistas (todas incrivelmente finas com ângulos de 45 graus e loops que desafiam a gravidade) desafiará todos os jogadores. Por mais frustrante que Scramble possa ser, darão por voces a jogar às 4 da manhã, faminto, após ter perdido o pequeno almoço, almoço, e o jantar do dia anterior por não se conseguirem afastar.

Surpreendentemente, Rollcage Stage II não é um grande salto em termos gráficos. Mas provavelmente, não precisa de o ser. Os gráficos foram suficientemente impressionantes da primeira vez e é melhor ter muita velocidade sem problemas do campainhas e assobios desnecessários. As subtis melhorias do visual (novos efeitos pirotécnicos nas armas e voos ocasionais das naves espaciais) são bem vindas mas não acrescentam nada à jogabilidade. Se há alguma que nos podemos queixar é a musica e da apresentação. Tal como seu predecessor, Rollcage Stage II imita demasiado o estilo de WipEout. Embora não haja nada de errado com a banda sonora tal como é, ela empalidece junto dos grandes de WipEout e confirma somente a opinião errada de muitas pessoas segundo a qual Rollcage é um jogo inferior.


Rollcage é suficientemente forte para aguentar nos seus próprios pés. Se quisesse vender aos milhões, precisava de forjar uma identidade própria e não tentar parecer com outra coisa. Isso será para o próximo Rollcage a seguir a este (esperemos que ainda venha a ser feito). Vamos por de lado os preconceitos relacionados com WipEout, e vamos-nos divertir com um dos melhores jogos de corridas da PSX.

Gráficos: 8.0 (Suficientemente bonitos, mas é a velocidade que surpreende)

Jogabilidade:  8.0 (16 modos diabólicos e viciantes)

Longevidade: 8.0 (Ficará a jogar durante anos!)


Pontuação Final:  8.0 ( Os jogos de corridas não podem ficar muito mais excitantes do que isto. Rollcage Stage II é muito mais do que uma sequela. Gráficos melhorados e jogabilidade expandida significa que este jogo pode estar a par com os melhores!)

No comments:

Post a Comment