Deixa-me lá ver se encontro...

10.7.13

LMA Manager

Data de Lançamento: 15/09/1999
Género: Simulação Futebolística
Produtora: Codemasters
Editora: Codemasters









LMA pega em todos os pedaços realmente talentosos de outros simuladores de gestão de futebol e fá-los funcionar em conjunto em perfeita harmonia. E faz isto com todo o esplendor. A maioria dos jogos de gestão tropeça na área vital da jogabilidade. Podem estar recheados de estatísticas mas não têm capacidade de manipular esta vasta quantidade de informação. O utilizador deve arrastar menus feios de um extremo ao outro, clicar nos botões “yes” ou “no” e suportar longos tempos de carregamento. Estes títulos são o equivalente a jogos de corrida com inúmeros carros e melhoramentos mas com um motor de jogo que só lhe permite conduzi-los a 30 Km por hora à volta de uma pista sem características especiais. A proeza de LMA não reside apenas no facto de ser mais bonito, mas sim em tornar o processo de jogar realmente rápido, fácil e (o mais surpreendente) divertido. LMA Manager finta Premier Manager, rouba a bola a FA Manager e marca um golo na baliza de Player Manager. É o único…

O método da Codemasters para unir os muitos ecrãs de menus necessários para um jogo deste género é desconcertante de tão simples. Os botões laterais permitem-lhe saltar entre menus, enquanto o D-Pad e os botões normais lhe permitem seleccionar e mudar jogadores e opções. Se, por exemplo, quiser comprar um jovem atacante, tudo o que tem de fazer é utilizar o botão R1 para aceder ao Player Screen e depois R2 para saltar para Player Search, estabelecer os parâmetros (16-25, clubes europeus, por exemplo), destacar um avançado que lhe agrade e fazer uma oferta. Isto tudo demora cerca de vinte segundos.

No entanto, a característica mais revolucionária de LMA é a possibilidade de observar cada partida em tempo real. A acção pode ser acelerada para que os jogos durem cerca de cinco minutos, mas cada passe, toque e remate, que ficam gravados para as estatísticas finais passam-se ali mesmo à sua frente. A verdadeira vantagem de tudo isto é que o utilizador não precisa de barras ou figuras para deduzir quem está a jogar melhor. Pode ver quem está a passar ou a jogar com estilo, quem está a dar o seu melhor e quem não se está a esforçar minimamente. Pode suspender a partida em qualquer momento e fazer uma substituição ou mudança de táctica a partir dos limites de campo. Entretanto, pormenores inteligentes como um rasto de bola resplandecente e uma janela para o texto dos comentários garantem-lhe a possibilidade de seguir cada reviravolta no jogo.

Mas o grande momento do jogo são os Highlights. Muitos veteranos em jogos de gestão irão imediatamente desligá-los mas só ficarão a perder. Não só Stubbs e Hansen comentam a acção, como a animação é soberba pois retira a informação directamente dos ecrãs de jogos, em vez de ser uma fantasia qualquer fabricada a partir de uma biblioteca de remates. Os guarda-redes tropeçam sobre si mesmos e atiram desajeitadamente a bola para dentro da baliza, os atacantes marcam golos no seguimento de simples toques, mas ocasionalmente há grandes jogadas bem concretizadas.
Mais uma vez, a Codemasters, aparentemente a partir do nada produziu um campeão. Acessível, mas ainda assim com conteúdo. Com brilho, mas com uma sensata espinha dorsal de jogabilidade. Três características chave separam LMA dos seus rivais. Em primeiro lugar, oferece uma opção para dois jogadores para que o utilizador possa competir contra um amigo. Em segundo, oferece tanto o desafio de várias épocas como o de oito semanas. Em terceiro (e mais importante), permite-lhe fazer alterações, enquanto observa o jogo a desenrolar-se. LMA Manager é tudo o que os jogos de gestão de futebol sempre deveriam ter sido, mas que raramente conseguiam ser.

Gráficos: 8.0 (Perfeitos, funcionais, por vezes até brilhantes)

Jogabilidade: 9.0 (Inteligente e viciante)

Longevidade: 10 (Joguem temporada atrás de temporada)


Nota Final: 9.0 (Sem dúvida, o melhor jogo de gestão de futebol para consolas no seu tempo. Não teve rival em termos de facilidade de utilização, atmosfera, ou atenção nos pormenores.)


3 comments:

  1. Melhor jogo de maneger de todos os tempos, jogo até hj pois tenho a série completa até o último de 2007 não existe nada igual em termos de gestão de equipes de futebol pra jogos de console nada igual.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você joga como? Lembro que eu jogava no PS1 e queria voltar a jogar. Será que tem como jogar através do computador?

      Delete
  2. Melhor jogo de maneger de todos os tempos, jogo até hj pois tenho a série completa até o último de 2007 não existe nada igual em termos de gestão de equipes de futebol pra jogos de console nada igual.

    ReplyDelete